Como começou a turbulenta relação entre David Ellefson e Dave Mustaine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de maio de 2023
A banda de thrash metal Megadeth é o projeto da vida de seu líder, o guitarrista e vocalista Dave Mustaine. Desde 1983, quando o grupo iniciou suas atividades, muitos músicos fizeram parte do quarteto, sendo que Mustaine é o único integrante que participou de todas as formações.
Megadeth - Mais Novidades
O segundo colocado no "ranking" do Megadeth é David Ellefson. O baixista teve duas passagens pelo grupo, que somam quase trinta anos. Embora tenha sido parceiro de Mustaine por quase três décadas, Ellefson saiu do Megadeth pela segunda vez de forma conturbada e aparentemente, os músicos não podem mais ser chamados de amigos.
Juntos, Mustaine e Ellefson gravaram a maioria dos clássicos do Megadeth, como "Peace Sells", "Holy Wars…The Punishment Due", "Hangar 18", "Symphony Of Destruction", "A Tout Le Monde", "Angry Again" e "Trust". O baixista foi por muito tempo o "fiel escudeiro" do frontman do Megadeth.
A dupla que é o tema dessa nota figura entre as maiores da história do heavy metal. Mas como tudo começou? É o que você vai ler a seguir, em nota baseada na autobiografia de Ellefson, "My Life With Deth", que foi lançada em 2013.
Natural de Jackson, cidade localizada em Minnesota, Ellefson decidiu ir até a Califórnia com alguns amigos para tentar se tornar uma estrela da música. E foi tocando um clássico do rock que ele conheceu seu futuro amigo, de uma forma pouco usual.
Van Halen e vaso voador
"Greg [amigo de Ellefson] e eu acordamos em nosso pequeno estúdio e começamos a tocar algumas músicas. Eu estava tocando a introdução de ‘Running With The Devil’, do Van Halen por volta das nove ou dez horas da manhã, quando de repente ouvimos um ‘cale a boca’. Algo desabou em nosso ar condicionado de janela.
Olhamos para fora, vimos um vaso de cerâmica. Paramos de tocar. Meu primeiro pensamento foi: ‘As pessoas em Hollywood não são muito amigáveis, são?’", relatou o baixista.
Apesar do cartão de visitas nada amistoso, Ellefson decidiu ir até a casa do rapaz que havia jogado o vaso para confirmar se ele era "o cara do rock and roll" que seu amigo Greg tinha visto alguns dias antes.
O começo de uma amizade duradoura
"Um ou dois dias depois, subimos e batemos na porta. Ouvimos uma música tocando na porta e pensamos: ‘Deve ser ele’.
Dave Mustaine abriu a porta, com a corrente ainda nela, olhou para fora e nos deu o infame sorriso de Mustaine. Ele tinha um copo de vinho ou conhaque na mão e perguntou quem era. Eu disse: ‘Ei, nós moramos no andar de baixo. Você sabe onde podemos comprar alguns cigarros?’. Ele nos deu um rosnado e disse: ‘Descendo a rua na esquina’, e bateu a porta na nossa cara."
Não contentes com o tratamento recebido, Ellefson e Greg decidiram abordar Mustaine mais uma vez (algo que eles não fariam se conhecessem a fundo o comportamento do rapaz). E dessa vez, deu certo.
"Então batemos na porta de novo. Ele abriu a porta novamente. ‘O que?’, Mustaine perguntou, claramente irritado. Nós perguntamos: ‘Ei, você sabe onde conseguir cerveja?’. Ele parou por um minuto. Então, percebendo que, embora tivéssemos aparência de bandido, éramos caras bastante inofensivos que só queriam sair, ele finalmente soltou a corrente e disse: ‘Tudo bem, entrem’.
A princípio, Dave parecia cético, mas ele nos fez sentir em casa. Havia um cantor chamado Lor, um cara grande, alto, de cabelo preto e óculos escuros, parecido com Nikki Sixx - um cara com quem Dave estava trabalhando em algumas músicas novas. Ele era sombrio e de aparência ameaçadora, mas na verdade era um cara amigável. A colega de quarto de Dave, Tracy, também estava lá. A música estava tocando e acabou sendo uma noite muito casual e sociável."
Metallica
Os rapazes foram buscar um goró e Mustaine falou um pouco com eles sobre o seu antigo emprego.
"Percebi enquanto caminhávamos de volta para o apartamento que, com seus chinelos e cabelos loiros, Dave tinha aquele típico visual de surfista da Califórnia. Ele estava com a caixa de cerveja no ombro enquanto caminhava e nos contou histórias sobre uma banda que ele tocava chamada Metallica, da qual nenhum de nós jamais tinha ouvido falar, mas ele era um bom contador de histórias, e nós estávamos de olhos arregalados de espanto.
Embora seu tom fosse zangado e ressentido quando ele mencionou o Metallica, você poderia dizer que ele estava orgulhoso de suas conquistas com eles (...). Fiquei intimidado, mas impressionado", disse Ellefson, que mais tarde, provavelmente conheceu o Metallica.
Mudança de vida
A vida pacata que Ellefson levava em sua cidade natal havia ficado pra trás a partir do momento que ele se tornou amigo de Dave Mustaine.
"Mas não havia como voltar atrás. Alguns dias depois, estávamos saindo com Dave e tocando algumas músicas juntos (...). Desde o início, Dave estava formulando ideias para uma nova banda, seu primeiro empreendimento pós-Metallica."
O resto é história: o Megadeth nasceu, se tornou um dos maiores nomes da cena metal e continua na ativa até hoje. Sem David Ellefson, que foi um personagem muito importante na história da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
David Ellefson, ex-baixista do Megadeth,ainda tem uma amizade com Dave Mustaine?
Ellefson é mais um fora do Megadeth; confira a (enorme) lista completa
O disco clássico do Megadeth que David Ellefson não ouvia muito - mas passou a admirar
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Dave Mustaine revela motivo de não haver reunião de ex-membros durante turnê de despedida
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
A diferença entre Marty Friedman e Kiko Loureiro, segundo Dave Mustaine
Kerry King afirma que admirava Mustaine desde que ele tocava no Metallica


