Brian May compartilhas suas primeiras memórias de Ritchie Blackmore
Por André Garcia
Postado em 23 de junho de 2023
Brian May é um dos maiores guitar heroes do rock britânico, assim como Eric Clapton, Jeff Beck, Jimmy Page e Ritchie Blackmore. Só que ele é um pouco mais jovem do que os demais.
Em vídeo disponível no canal oficial do Rainbow no YouTube, o eterno guitarrista do Queen rasgou elogios a Blackmore, e recordou suas primeiras memórias dele.
"Eu estava na faculdade, no começo dela. Eu já estava bem ciente do primeiro álbum [do Deep Purple], aquele com 'Hush' e tudo mais — e Ritchie Blackmore já era uma lenda. Eu estava andando naquela época com Roger [Taylor], baterista do Queen, e ele já tinha tocado ao lado de Ritchie em uma banda anterior. Ritchie já era uma figura enigmática e fascinante. Ele era uma coisa incrível, ninguém tocava daquele jeito naquela época. [Relembrar os tempos antes dele] é como relembrar os tempos antes da roda. Ninguém tocava daquele jeito na época. Você via o pessoal tocando jazz, uma coisa bem segura, tranquila. Tirando Django Reinhardt, que era bem lento."
"Eis que surgiu Ritchie como uma bola de fogo! Ele era inacreditável: sua técnica era incrível. De onde vinha aquilo? Eu não fazia ideia. Ele conseguia tocar muito rápido com muita precisão e muita paixão. Ele agitava a guitarra para lá e para cá, usava a alavanca... ele fazia da guitarra um instrumento totalmente diferente. E aquilo era antes de Hendrix! Ritchie foi um dos grandes originadores e criadores da selvagem guitarra elétrica", concluiu.
Embora Brian May seja apenas dois anos mais novo que Ritchie Blackmore, o fundador do Deep Purple, assim como Clapton e Beck, já era um músico respeitado na Inglaterra desde meados dos anos 60. May surgiu com o álbum de estreia do Queen, autointitulado, só em 1973. Naquela época, Deep Purple e Led Zeppelin já haviam atingido o estrelato.
Deep Purple
O Deep Purple foi formado em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore. Muito influenciado por Jimi Hendrix e Cream, fazia um pop psicodélico que não emplacou. Foi apenas com a entrada de Ian Gillan e Roger Glover que fez sucesso com "In Rock" (1970).
Com o lançamento de "Machine Head" (1972), se consagrou em definitivo com uma das obras que mais influenciaram o surgimento do heavy metal. Hits como "Smoke on the Water" e "Highway Star" os levaram ao estrelato.
Em 1973, Gillan e Glover deram lugar aos então desconhecidos David Coverdale e Glenn Hughes. Essa nova formação lançou "Burn", o trabalho favorito de muitos fãs. Após a saída de Blackmore em 1975, ainda chegou a lançar no mesmo ano "Come Taste the Band" com Tommy Bolin em seu lugar.
Após um hiato de 1976 a 84, o Deep Purple ressurgiu com a volta da formação de "Machine Head" em "Perfect Strangers" (1984). Em 1993 Blackmore saiu em definitivo, substituído por Steve Morse de 1994 a 2022, e atualmente por Simon McBride.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps