Beatles, religião e Marvel ajudaram Mustaine a escrever maior clássico do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de agosto de 2023
A lendária banda de Thrash Metal Megadeth está na ativa há 40 anos, sempre sob a liderança do talentoso guitarrista/vocalista Dave Mustaine. Desde que iniciou suas atividades, o Megadeth foi responsável por vários clássicos da música pesada, com destaque para a excelente "Holy Wars…The Punishment Due", faixa que abre "Rust In Peace", álbum mais celebrado da carreira da banda.
"Não escrevo sobre religião"
Rápida e agressiva, "Holy Wars…" é uma das músicas mais conhecidas do Megadeth e sua letra gira em torno de conflitos religiosos, que existem há séculos e aparentemente, vão continuar acontecendo por muito tempo.
"Acho que a religião é para pessoas que têm medo de ir para o inferno, e a espiritualidade é para pessoas como eu, que já estiveram lá. Na verdade, não escrevo sobre religião, mas cheguei perto com ‘Holy Wars’ (...).
Uma vez, quando estava na Irlanda, vi pessoas vendendo camisetas na frente de um local e perguntei do que se tratava, e me disseram que as camisetas eram sobre a Causa. E quando o cara me contou o que isso significava, ele apenas disse: ‘Oh, é simplesmente uma religião preconceituosa. Uma religião pensa que é melhor que outra religião. Os protestantes pensam que são melhores que os católicos’. E eu disse: "Bem, não sei se sou um deles, mas certamente não sou nenhum desses dois porque não julgo outras religiões", relembrou Mustaine em 2017, durante entrevista concedida à Rolling Stone.
Durante o citado show realizado na Irlanda, Mustaine mexeu em um vespeiro perigoso, falou mais do que deveria e quase causou uma bela confusão. E você pode ler mais sobre esse rolo clicando aqui.
"Aprendi a lição rápido, então não falo mais sobre religião", acrescentou o líder do Megadeth.
Beatles e Justiceiro também serviram de inspiração
Além de conflitos religiosos, o maior grupo da história da música e um personagem do universo Marvel serviram de inspiração para Mustaine escrever "Holy Wars": os Beatles e o Justiceiro.
"A segunda parte da canção, ‘The Punishment Due’, é sobre Frank Castle, da série The Punisher [O Justiceiro] da Marvel. Programamos para que a parte [que diz] ‘o possível mensageiro de Deus’ ficasse no fim. Há muitas pessoas que agem assim", afirmou Mustaine, se referindo à passagem intermediária de "Holy Wars…", que pode ser ouvida por volta dos 2 minutos e 25 segundos da música.
"Por isso, tentamos fazer uma mudança completa e torná-la muito melódica, algo muito ao estilo dos Beatles, com aquele padrão de guitarra que ia e voltava. O refrão era definitivamente como um padrão dos Beatles. Um dos primeiros livros de música que comprei foi uma antologia dos Beatles, então aprendi muitas progressões de acordes brilhantes com esses caras", concluiu o autor da obra-prima que pode ser ouvida no player abaixo.
"Rust In Peace" é o quarto disco de estúdio do Megadeth e foi lançado em setembro de 1990. O álbum é o primeiro registro da formação clássica do quarteto, que contava com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps