Beatles, religião e Marvel ajudaram Mustaine a escrever maior clássico do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de agosto de 2023
A lendária banda de Thrash Metal Megadeth está na ativa há 40 anos, sempre sob a liderança do talentoso guitarrista/vocalista Dave Mustaine. Desde que iniciou suas atividades, o Megadeth foi responsável por vários clássicos da música pesada, com destaque para a excelente "Holy Wars…The Punishment Due", faixa que abre "Rust In Peace", álbum mais celebrado da carreira da banda.
Megadeth - Mais Novidades
"Não escrevo sobre religião"
Rápida e agressiva, "Holy Wars…" é uma das músicas mais conhecidas do Megadeth e sua letra gira em torno de conflitos religiosos, que existem há séculos e aparentemente, vão continuar acontecendo por muito tempo.
"Acho que a religião é para pessoas que têm medo de ir para o inferno, e a espiritualidade é para pessoas como eu, que já estiveram lá. Na verdade, não escrevo sobre religião, mas cheguei perto com ‘Holy Wars’ (...).
Uma vez, quando estava na Irlanda, vi pessoas vendendo camisetas na frente de um local e perguntei do que se tratava, e me disseram que as camisetas eram sobre a Causa. E quando o cara me contou o que isso significava, ele apenas disse: ‘Oh, é simplesmente uma religião preconceituosa. Uma religião pensa que é melhor que outra religião. Os protestantes pensam que são melhores que os católicos’. E eu disse: "Bem, não sei se sou um deles, mas certamente não sou nenhum desses dois porque não julgo outras religiões", relembrou Mustaine em 2017, durante entrevista concedida à Rolling Stone.
Durante o citado show realizado na Irlanda, Mustaine mexeu em um vespeiro perigoso, falou mais do que deveria e quase causou uma bela confusão. E você pode ler mais sobre esse rolo clicando aqui.
"Aprendi a lição rápido, então não falo mais sobre religião", acrescentou o líder do Megadeth.
Beatles e Justiceiro também serviram de inspiração
Além de conflitos religiosos, o maior grupo da história da música e um personagem do universo Marvel serviram de inspiração para Mustaine escrever "Holy Wars": os Beatles e o Justiceiro.
"A segunda parte da canção, ‘The Punishment Due’, é sobre Frank Castle, da série The Punisher [O Justiceiro] da Marvel. Programamos para que a parte [que diz] ‘o possível mensageiro de Deus’ ficasse no fim. Há muitas pessoas que agem assim", afirmou Mustaine, se referindo à passagem intermediária de "Holy Wars…", que pode ser ouvida por volta dos 2 minutos e 25 segundos da música.
"Por isso, tentamos fazer uma mudança completa e torná-la muito melódica, algo muito ao estilo dos Beatles, com aquele padrão de guitarra que ia e voltava. O refrão era definitivamente como um padrão dos Beatles. Um dos primeiros livros de música que comprei foi uma antologia dos Beatles, então aprendi muitas progressões de acordes brilhantes com esses caras", concluiu o autor da obra-prima que pode ser ouvida no player abaixo.
"Rust In Peace" é o quarto disco de estúdio do Megadeth e foi lançado em setembro de 1990. O álbum é o primeiro registro da formação clássica do quarteto, que contava com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
Para Dave Mustaine, mentir sobre autoria de obra criada com IA é "defeito de caráter"
O filme dos anos 90 que fez Dave Mustaine dar boas risadas
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Dirk Verbeuren, baterista do Megadeth, diz que deixar o Soilwork para trás foi ruim
Dave Mustaine cantarola Jorge Ben Jor e diz que não conhece nenhuma música do Sepultura
O guitarrista que é o Ayrton Senna do heavy metal nacional, segundo Bruno Sutter


