Em experimento, música do Pink Floyd foi recriada a partir de ondas cerebrais
Por Bruce William
Postado em 21 de agosto de 2023
Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, conseguiram recriar a música "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd utilizando dados provenientes das gravações das ondas cerebrais de pacientes. A informação é do Viva Bem do UOL.
Os estudiosos investigaram os registros das ondas cerebrais de 29 indivíduos que passaram por procedimentos cirúrgicos para tratar epilepsia. Durante essas cirurgias, um trecho de três minutos da canção mais conhecida do álbum "The Wall", lançado em 1979, era tocado para os pacientes. Enquanto passavam pela operação, a atividade cerebral deles era capturada por eletrodos posicionados diretamente em seus cérebros.
Posteriormente as gravações foram traduzidas por meio de algoritmos de inteligência artificial. Ainda que o som resultante soe um tanto abafado, é possível identificar claramente o verso "All in all, it's just another brick in the wall", assim como a melodia e o ritmo da música recriada. O neurologista Robert Knight, o principal autor do estudo, comparou o som a alguém cantando debaixo d'água.
Ouça abaixo o áudio gerado no experimento.
Essa inovação poderá ter aplicações para restabelecer a natural musicalidade da fala de pessoas que lidam com enfermidades neurológicas, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que afeta a capacidade de comunicação. Mais informações no Viva Bem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps