Frank Sitallica: Usuário da internet coloca voz de Frank Sinatra em "Master of Puppets"
Por Daniel Agapito
Postado em 20 de agosto de 2023
Não, você não leu o título errado, o canal do YouTube "The AI Cover Lab" (Laboratório de Covers de IA, em português) usou inteligência artificial para fazer Frank Sinatra cantar a clássica "Master of Puppets", do Metallica.
Vamos aprofundar um pouco; tudo começou quando a cantora de jazz Robyn Adele Anderson fez um cover da "Master of Puppets" em versão jazz. Adele Anderson é cantora profissional, tendo feito turnês com o grupo "Scott Bradlee's Postmodern Jukebox" pelo mundo inteiro, também tendo uma discografia solo impressionante, com 7 álbuns e 2 EPs. No dia 19 de julho de 2022, foi postado no seu canal do YouTube, um vídeo intitulado de "’Master of Puppets’ (Metallica) Jazz Cover by Robyn Adele Anderson", que atualmente possui mais de 800 mil visualizações, e já foi lançado em serviços de streaming.
Já no dia 31 de julho de 2023, o canal do YouTube "The AI Cover Lab", que já tem mais de 150 covers de diversas músicas com cantores de IA, publicou um vídeo em que ele usa algoritmos de inteligência artificial para sobrepor a voz de Frank Sinatra no instrumental original de Adele Anderson. Em apenas duas semanas, o vídeo já está perto de atingir a marca de 200 mil visualizações.
Outro cantor que teve covers de IA com sua voz viralizarem foi o Chorão. Há vídeos da versão IA dele cantando músicas como "O Sol", de Vitor Kley (feito por diversas pessoas) e "Piloto Automático", do Supercombo. Os covers com a voz de Chorão são uma incrível prova da rápida evolução da IA.
Porém, não são todas as vozes que a IA consegue capturar. Por exemplo, os modelos de IA tem bastante dificuldade em recriar fielmente a voz de André Matos, e de outros vocalistas com um alcance vocal impressionante.
Como funcionam os covers de IA?
Grande parte dos covers de IA são feitos com um software (aplicativo) que se chama SoftVC VITS-SVC. De um jeito extremamente simples, ele é um aplicativo que é treinado pelo usuário com uma voz (o cantor que você quer "implantar" a voz na música), e usando algoritmos complexos, analisa o timbre vocal do cantor da música em que o usuário coloca, e "troca" para se assemelhar com os dados com que ele foi treinado.
E você, já ouviu a Frank Sinatra cantar "Master of Puppets"? E o que você acha dos cover de IA?
Ouça a versão jazz original.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
De Metallica a Ramones: como "Os Simpsons" virou um dos maiores palcos do rock na cultura pop
Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
Solo de guitarra de "One" surgiu "do nada", segundo Kirk Hammett
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A excepcional música do Metallica que Max Cavalera gostaria de fazer cover


