A curiosa relação entre filmes de terror e o som do Black Sabbath, segundo Ozzy Osbourne
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de setembro de 2023
A lendária banda inglesa Black Sabbath lançou várias músicas extremamente influentes e importantes ao longo de sua brilhante carreira, encerrada em fevereiro de 2017. Uma dessas músicas é a que leva o nome do grupo, creditada como a canção que apresentou o Heavy Metal ao mundo.
Black Sabbath - Mais Novidades
Lançada dia 13 de fevereiro de 1970, como faixa-título do primeiro disco do Black Sabbath, a música em questão é uma das composições mais assustadoras de todos os tempos e um excelente cartão de visitas para uma banda que estava iniciando as suas atividades.
A revista Metal Hammer publicou em seu site oficial uma matéria que fala sobre a música "Black Sabbath". Segundo a reportagem, que apresenta trechos de entrevistas concedidas pelos membros da banda a outros veículos, "Black Sabbath" tem ligação com filmes de terror.
"Um dia pensei que parecia estranho que muitas pessoas gastassem tanto dinheiro para ver filmes de terror. Ninguém realmente queria nos ouvir, então decidimos tocar uma música um pouco assustadora. Gostamos e, sim, foi assim que tudo começou. Essa é a história do Black Sabbath", afirmou o vocalista Ozzy Osbourne ao NYRock.
A origem das letras do Black Sabbath
As letras de algumas das primeiras músicas do Black Sabbath falam sobre temas espinhosos, como o ocultismo. Geezer Butler, baixista e letrista do grupo, explicou a motivação por trás de tais letras no documentário "The Last Supper", lançado em 1999.
"Eu estava começando, não praticando, mas lendo muito [sobre] espiritualismo e magia negra. Muita gente fazia isso naquela época. Era a geração pós-hippie, então toda a paz e amor estavam indo embora e o espiritualismo estava entrando", declarou o baixista, um dos membros originais do Black Sabbath.
O livro maldito que assustou Geezer Butler
O interesse de Geezer pelo ocultismo gerou uma situação inusitada. Ozzy emprestou um livro para o baixista, que avistou uma criatura esquisita depois que o livro foi parar em sua casa.
"Naquela noite, acordei de repente e havia uma forma preta no fundo da minha cama. Ela simplesmente desapareceu no ar enquanto eu olhava para ela. Achei que tinha algo a ver com o livro que Ozzy trouxe para mim. Pulei da cama, corri até o armário para jogar o livro fora, e ela sumiu", finalizou o baixista.
E foi a partir da música homônima que o Black Sabbath começou a escrever uma das trajetórias mais importantes da história da música pesada. Para ler mais sobre essa história, acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps