Os detalhes que levaram Dennis Stratton a ser demitido do Iron Maiden
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de outubro de 2023
Dennis Stratton, nascido em 9 de outubro de 1952, é um guitarrista inglês amplamente reconhecido por seu período como membro da lendária banda de heavy metal Iron Maiden. Sua passagem pela banda é repleta de histórias intrigantes e, no livro intitulado "Killers: um clássico do Iron Maiden," editado pela estética torta, são revelados os motivos que culminaram em sua demissão.
Iron Maiden - Mais Novidades
O livro "Killers: um clássico do Iron Maiden" está com desconto de 20% no site da editora com o cupom WHIPLASH20. A publicação aborda os bastidores desse momento decisivo na história da banda. O autor mergulha nas circunstâncias que levaram à saída de Dennis Stratton. Embora a saída de Stratton tenha ocorrido há décadas, seu impacto ainda é debatido e analisado por fãs e entusiastas do Iron Maiden.
A substituição de Stratton por Adrian Smith, que se tornaria um membro fundamental do Iron Maiden, contribuiu para solidificar a formação clássica da banda, que incluía Bruce Dickinson nos vocais. A partir desse ponto, a banda experimentaria um sucesso ainda maior, lançando álbuns icônicos como "The Number of the Beast" e "Piece of Mind."
"Em uma ocasião, enquanto gravava faixas de guitarra sozinho com o produtor, Dennis Stratton adicionou fortes linhas vocais e harmonias do Queen, fazendo o mesmo com as guitarras na música 'Phantom of the Opera'. O produtor Wil Malone aceitou as ideias com indiferença e gravou as partes, porém, não tardou até que Steve Harris demonstrasse sua reação. Harris e Rod Smallwood ordenaram a destruição das faixas gravadas, e a insubordinação de Dennis nunca foi perdoada.
Dali em diante, Stratton estaria sob observação de ambos, algo que com certeza ele percebeu e carregou como um fardo pesado. Além disso, Smallwood e Harris proibiram futuros surtos de individualidade para todos, no melhor estilo 'gato escaldado tem medo de água fria'. Embora Steve já estivesse considerando a mudança de guitarrista, era tarde demais, como já mencionado: o álbum já estava sendo gravado, e isso colocaria um freio no ímpeto da banda em sua grande corrida rumo à fama.
Dennis recebeu a oportunidade de corrigir seu erro, mas simplesmente fez tudo de novo: enquanto o Maiden gravava o single 'Woman in Uniform', ele se aproveitou de um momento de desatenção de Steve e convenceu o novo produtor de que seria bom deixar Clive Burr e ele gravarem novos backing vocals e os inserir na mixagem já completa. Quando Steve ouviu a versão final, ficou furioso. Dennis provavelmente tinha se dado conta da gravidade de sua ação, o que seria o motivo para ter envolvido Clive no esquema. O fato de que em breve ambos se tornariam ex-membros não pode ser ignorado, mas parte da culpa se deve também ao produtor Tony Platt, que acabou perdendo a chance de produzir o novo álbum."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Maiden faz homenagem a Eddie, do Stranger Things, que foi inspirado em tragédia real


