O que irritava os alunos de guitarra do professor Joe Satriani, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de novembro de 2023
Antes de se tornar um dos grandes guitarristas de todos os tempos com lançamentos clássicos como "Surfing With the Alien" e "Flying in a Blue Dream", Joe Satriani era um professor de guitarra. Primeiro na costa leste (Long Island, Nova York) e depois na costa oeste (Berkeley, Califórnia). Nesse processo, ele ensinou a futuros grandes guitarristas como Steve Vai, Larry LaLonde do Primus e Alex Skolnick do Testament, entre outros.
No entanto, o mais conhecido de todos era Kirk Hammett, do Metallica, que na época (por volta de 1981) era membro de outra banda pioneira do thrash, Exodus. Recentemente, durante uma entrevista no programa The Howard Stern Show - como parte do anúncio da turnê "The Best of All Worlds" de Sammy Hagar - Satriani discutiu como Hammett era como aluno (transcrito pelo Ultimate Guitar).
"O que eu percebi - mesmo que eu ainda estivesse talvez [no meu] início da metade dos 20 anos na época - era que já havia um movimento com a idade dele que eu podia ver, algo novo e fresco. E era o thrash metal. E eles estavam no centro disso, estavam criando isso."
O então professor também notou algo que diferenciava alunos como Hammett de outros guitarristas na época. "Foi realmente empolgante ver jovens músicos totalmente motivados surgindo com uma ideia nova. E eles estavam suficientemente irritados com todo o classic rock que havia vindo antes deles, e queriam virar tudo de cabeça para baixo. Então, como professor, era importante apenas fornecer a eles as informações, mas não influenciá-los de forma alguma - deixá-los interpretar da maneira que quisessem. E foi isso que Kirk fez."
Satriani também explicou como nunca sentiu ciúmes quando alunos como Hammett alcançaram um sucesso incrível. "Entre todos os alunos, todos sentíamos da mesma maneira - como se fizéssemos parte de uma equipe. E quando alguém conseguia uma boa oportunidade, era como alguém marcando um gol - é bom para a equipe. Pelo menos eu senti dessa maneira. Eu estava orgulhoso dele porque sabia o quanto ele trabalhou. Ele era incansável e totalmente motivado."
Hammett se juntaria ao Metallica em 1983 e, pouco depois, participaria da gravação de seu álbum de estreia, "Kill 'Em All", enquanto Satriani lançaria uma bem-sucedida carreira solo com o álbum "Not of This Earth" em 1986.
Joe Satriani e Kirk Hammett
Joe Satriani, renomado guitarrista e ícone da música instrumental, deixou uma marca indelével não apenas como um dos maiores virtuosos da guitarra, mas também como um professor que moldou o futuro do rock. Seu legado inclui não apenas a genialidade musical expressa em álbuns como "Surfing With the Alien", mas também por ter guiado talentos excepcionais como Steve Vai e Kirk Hammett durante seus primeiros passos na música.
Em uma recente entrevista no Howard Stern Show, Satriani compartilhou suas lembranças sobre Kirk Hammett, que, na época, estava mergulhado no thrash metal com a banda Exodus. A matéria é de André Garcia.
"Ele estava no Exodus quando começou a fazer aula [comigo], sim. Sabe, o que eu percebi foi que, mesmo que eu ainda estivesse na casa dos 20 anos na época, já havia um movimento [com o pessoal da] idade dele que eu podia ver que era algo novo e revigorante — o thrash metal —, e eles estavam no centro daquilo. Eles estavam criando aquilo. Foi muito empolgante ver jovens músicos totalmente motivados criarem um novo estilo."
Satriani destacou a energia e a rebeldia dos alunos da época, especialmente em relação ao rock clássico. Os jovens, incluindo Hammett, estavam determinados a desafiar as convenções e virar o mundo musical de cabeça para baixo.
"Eles estavam suficientemente putos com todo o rock clássico que veio antes deles e queriam virar tudo de cabeça para baixo. Então, como professor, o importante foi só fornecer a eles as informações, mas não influenciá-los de forma alguma, só deixá-los interpretar do jeito deles. E foi o que o Kirk fez."
O apresentador brincou com Satriani sobre a possibilidade de sentir ciúmes ao ver Hammett alcançar o sucesso estrondoso com o Metallica, mas o virtuoso guitarrista respondeu com humildade e orgulho.
"[Ver Kirk no Metallica] foi bom. Tenho que dizer que, entre todos os alunos, todos nós sentíamos a mesma coisa — éramos como parte de uma equipe, quando alguém conseguia um bom trabalho, era como se alguém tivesse marcado um gol, sabe? Era bom para toda a equipe. Eu pelo menos me sentia assim, eu me orgulhava dele porque eu sabia o quanto ele tinha trabalhado [por aquilo]. Ele era incansável e totalmente motivado."
Assim, Joe Satriani não apenas influenciou a música com sua habilidade excepcional na guitarra, mas também contribuiu para a formação de uma nova geração de músicos rebeldes e inovadores, deixando uma marca duradoura na história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps