O desconhecido guitarrista elogiado por Jon Lord em sua última entrevista
Por André Garcia
Postado em 27 de dezembro de 2023
Darin Vasilez começou a tocar guitarra aos oito anos, e aos 16 já tinha vencido o concurso de melhor guitarrista búlgaro de 1996. Formado em artes, em 2001 foi o primeiro búlgaro a tocar com Steve Vai e Joe Satriani. Em, 2006 foi coroado o melhor guitarrista da Bulgária em concurso realizado pela Gibson.
Por mais que fosse um astro em seu próprio país, no resto do mundo poucos sabiam de sua existência. Um nome decisivo para que ele ganhasse projeção internacional foi Jon Lord. Eterno tecladista do Deep Purple, ele era conhecido não só por sua técnica, mas também por seu alto nível de exigência. Chamado pelos mais próximos de "maestro", sabia bem onde cada nota deve estar, e reconhecia um grande instrumentista quando via um.
Conforme publicado pela Classic Rock, em sua última entrevista Lord o exaltou.
"Joe Bonamassa é tão bom e tem tanto sentimento… E eu também trouxe um guitarrista pouco conhecido chamado Darin Vasilez, da Bulgária, com quem trabalhei algumas vezes. Ele é um guitarrista surpreendente e me deixa impressionado. Eu o trouxe para Londres e o levei para Abbey Road. Ele fez um trabalho fantástico no primeiro movimento."
Enquanto enfrentava o câncer, Jon Lord em 2012 estava trabalhando duro na regravação do "The Concerto For Group And Orchestra" — obscuro álbum gravado pelo Deep Purple com orquestra em 1969. Quando levou o espetáculo para os palcos, escolheu como seu guitarrista justamente Darin Vasilez. Confira abaixo alguns trechos da parceria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps