Saiba o que os fãs mais amam e mais odeiam no Metallica
Por Bruce William
Postado em 31 de janeiro de 2024
Tudo começou quando um usuário do Reddit listou o que ele ama e o que ele odeia no Metallica, banda de quem ele se diz fã: "Eu realmente gosto de como o Metallica muda seu setlist o tempo todo. A turnê '72 Seasons' pode ser meio exceção, mas eles ainda alternam entre músicas, ao contrário de bandas como Iron Maiden (que eu adoro), que mantêm o mesmo setlist durante toda a turnê. O Metallica tocou algumas músicas realmente raras ao longo dos anos e eu aprecio isso!", disse ao comentar o que ele ama em relação à banda.
Em seguida, ele listou o que odeia na banda: "Uma coisa que eu não gosto no Metallica é como eles se tornaram mainstream. Comparado a algumas outras bandas de metal, eles são a banda 'padrão' que muitas pessoas pensam ao falar sobre metal, e isso sempre me incomodou".
Não tardou para vários outros fãs compartilharem suas opiniões. Como aponta a Loudwire, a maior parte deles relatou que gosta de algo relacionado com as canções da banda: "A música deles me ajudou em momentos muito difíceis da vida", disse um deles, enquanto outro adicionou: "Toda vez que coloco algumas músicas nos meus fones de ouvido ou em casa, ainda sinto como se estivesse ouvindo pela primeira vez". Outros detalharam o que amavam nas canções, com um fã destacando a criatividade nas composições e outro elogiando o groove e a pegada cativante do Metallica.
Os shows ao vivo também receberam muitas menções positivas, incluindo os setlists variados, a disponibilidade de gravações de áudio - "Há anos que você pode adquirir áudio dos shows que você vai" - e o foco na performance em vez de ativismo. Além disso, um fã elogiou James Hetfield por sua franqueza e honestidade perante os fãs: "Adoro a coisa do James Hetfield não ser perfeito e tentar ser honesto em relação aos seus problemas".
No entanto, algumas críticas foram levantadas, principalmente em relação à forma como a banda conduz seus negócios. Fãs expressaram descontentamento com a comercialização excessiva da banda, que eles chamaram de "KISSificação", em alusão ao caráter abertamente mercantilista do Kiss - "Os caras colocam o nome do Metallica em tudo". Outras críticas incluíram a questão da hipocrisia relacionada à venda de Blackened Whiskey enquanto Hetfield lida com problemas de álcool, a minimização do papel de alguns membros importantes - "James e Lars tocam o Metallica mais como um negócio do que como uma banda, e minimizam as colaborações de Kirk/Jason/Rob" e questões sobre a mixagem do baixo nos álbuns.
Por outro lado, sequer os próprios fãs foram perdoados, até o fanatismo de alguns deles, em particular aqueles que se fixam apenas na produção da década de 1980, também foram criticados - "Os caras que acham que eles não lançam nada de bom desde 1989. Já se foram mais de trinta anos, se este é seu caso, talvez você deva explorar outras bandas e, quem sabe, sair um pouco ao ar livre às vezes" - assim como aqueles que acusam o Metallica de ter "se vendido": "Os caras que reclamam da banda ter se vendido desde que lançou 'Fade To Black'. Qualé, sai dessa!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps