Como Kiko Loureiro acabou pelado numa sauna com tio de sua esposa na Finlândia
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de janeiro de 2024
Em entrevista ao Inteligência Ltda., Kiko Loureiro explicou detalhes sobre como é viver na Finlândia. O guitarrista brasileiro se casou com a finlandesa Maria Ilmoniemi e vive por lá com sua família.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
Na Finlândia tem o povo ao Norte chamado sâmi. Você vê que na Finlândia, as cidades grandes estão todas ali da metade para baixo. Lá para cima começa a ficar frio. Eu peguei menos 20 e poucos. Você anda em cima do mar, cara. O mar congela, você sai e vai andar para uma ilha. Você vê que tem umas pegadinhas ali na neve.
Finlandês é tudo certinho, né? Se o farol está vermelho, ninguém passa, pode não ter ninguém na rua. É tudo certinho, todo mundo de capacete, todo mundo de máscara, ninguém precisa falar nada. Os caras gostam de beber. Então, se você beber, aí você fica mais solto. Tem uns pratos típicos lá, como carne de rena. Eles comem lá no Norte. Na região da Carélia tem uma tortinha lá com arroz, com ovo, que é bem comum. Muito salmão também.
Sauna tem em todo lugar, toda casa tem uma sauna, mesmo que o cara more num apartamento simples, vai ter uma sauna no apartamento. Tem sauna pública lá, tem uns clubes de sauna. Você vai à sauna, depois você pula no mar congelado. É cultural, eu não fiz ainda, mas vou fazer, eu quero fazer nesse inverno. Já fui ao lago gelado, tipo 10 graus. Os caras vão tomar cerveja na sauna, ficar conversando.
Isso é bem comum. Lembro que fui visitar um tio da minha que é pastor. Fui até a casa dele e ele falou: 'Ah, vamos na sauna'. Então, de repente, você nem conhece a pessoa e está com um tiozão lá, 60 e poucos anos, você está pelado com o cara, mal conhecendo o cara. É a forma de se conhecer. Lá todo mundo fica pelado, com os amigos. Junta uns cinco ou seis amigos pelados e ficam conversando. Depois, pulam no lago pelados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps