Para não restar dúvidas, Brian Johnson define exatamente o que é Classic Rock
Por Bruce William
Postado em 22 de fevereiro de 2024
O Classic Rock é um gênero musical que engloba uma variedade de bandas e artistas que alcançaram grande popularidade nas décadas de 1960, 1970 e, atualmente, até mesmo a década de 1980. Caracterizado por influências do rock 'n' roll, blues e elementos do folk, o Classic Rock abrange uma ampla gama de estilos musicais dentro do espectro do rock, com bandas lendárias como Led Zeppelin, The Rolling Stones, The Beatles, Pink Floyd e Queen sendo frequentemente consideradas representantes emblemáticas do gênero.
Se por um lado parece ter uma abrangência tão imensa a ponto de abrigar sob seu guarda-chuva coisas completamente diferentes entre si, que têm em comum somente o fato de terem sido lançadas em uma determinada época, por outro o Classic Rock continua a ter uma base de fãs dedicada, sendo apreciado tanto por aqueles que viveram o que chamam de "era de ouro do rock", tanto por novas gerações que reconhecem a influência duradoura destas hoje lendárias bandas.
E durante uma entrevista à Absolute Radio em 2010, resgatada pela Far Out, Brian defendeu o uso do termo Classic Rock, explicando como ele entende o significado da expressão: "Classic rock é o mesmo que as pessoas chamam de música clássica, e abrange muitas coisas", se referindo ao que muitos conhecem como música erudita, que vamos usar aqui neste texto para diferenciar bem uma coisa da outra. "Há grandes obras eruditas, mas também há muitas coisas terríveis, como aquelas óperas alemãs que duram três dias, nem quero ouvir aquilo. Não é erudito, mas apenas uma choradeira sem fim".
Brian então cravou: "Já o Classic Rock é formado por músicas que continuam contigo conforme você vai envelhecendo, e muitas vezes até melhoram conforme você adquire idade e compreende mais as coisas. Você não precisa balançar a cabeça o tempo todo, pode apreciar enquanto está sentado conduzindo seu carro com um grande sorriso no rosto, isso é Classic Rock. Não é Pop; tenho certeza de que existem algumas músicas Pop que são clássicas, mas é do Classic Rock que você guarda lembranças, por isso o Classic Rock precisa ser tratado com a mesma reverência de outras formas de música ditas 'sérias'", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps