Max Cavalera diz que Tony Iommi escreveu a "Bíblia do Metal"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de março de 2024
O músico brasileiro Max Cavalera, guitarrista/vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Killer Be Killed e Go Ahead And Die, concedeu entrevista à Guitar World e citou quais guitarristas moldaram sua forma de tocar guitarra. Um dos nomes citados por Max foi o de Tony Iommi, líder do Black Sabbath e um dos nomes mais respeitados da história do Heavy Metal.
Max Cavalera - Mais Novidades
Como era de se imaginar, Max não economizou nas palavras e elogiou o guitarrista que criou alguns dos riffs mais memoráveis de todos os tempos.
"Ele escreveu a Bíblia do Metal e todos nós já a lemos milhares de vezes! Escolher um riff favorito do Sabbath é muito difícil. Poderia ser a abertura de ‘Cornucopia’, mas ‘Symptom of The Universe’ provavelmente ganha. Aquele primeiro riff com sempre me faz pensar: ‘Acabou o jogo’.
Tivemos a chance de fazer um cover [de ‘Symptom Of The Universe’] quando o Sepultura fez ‘Chaos A.D.’ e foi o cover mais difícil que já fizemos. Eu estava muito nervoso porque o Sabbath é algo sagrado. Não se deve tocá-lo, como se fosse um tipo de artefato religioso", disse Max Cavalera, que teve a sorte de conhecer Iommi.
"Eu o conheci quando o Sepultura abriu para o Sabbath na Europa e ele foi um cara muito legal, tirou fotos com todos os nossos filhos."
Por fim, Max elogiou Iommi e comparou o persistente guitarrista do Black Sabbath com um ser vindo de outro planeta.
"Li o livro dele, ‘Iron Man’, e era um material realmente poderoso. Se estiver lendo isso e precisar de inspiração, compre esse livro! Ele fala sobre o acidente que [Iommi] sofreu no início, quase desistindo de tocar guitarra e depois decidiu não fazê-lo, tornando-se o arquiteto do som do Heavy Metal.
Adoro os solos do Tony. São ótimos. Mas, pelo menos para mim, o que importa são os riffs. Para ter inventado essas coisas antes de qualquer outra pessoa, ele provavelmente nem é humano. Ele provavelmente veio do espaço sideral, cara!", finalizou o icônico frontman.
Um dos riffs mais famosos criados por Tony Iommi é o que pode ser ouvido na música "Iron Man". Leia mais sobre esse riff imortal na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira

O riff que foi criado "do nada" e se tornou um dos mais famosos de todos os tempos
A mensagem passada pelo Sepultura em "Roots", de acordo com Max Cavalera
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A faixa instrumental do Soulfly que traz influências de Massive Attack e ecos do King Crimson
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Max Cavalera e o curioso motivo pelo qual ele usa apenas quatro cordas na guitarra
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura


