A decisão inflexível de Renato Russo e Bonfá que fez 1º guitarrista se demitir da Legião
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de maio de 2024
O guitarrista Eduardo Paraná foi o primeiro da Legião Urbana, mas depois de poucos shows com a banda decidiu deixar o grupo de Renato Russo. No livro "Música Urbana – O Início de uma Legião" é explicado como tudo aconteceu.
Legião Urbana - Mais Novidades
"A Legião evoluía bem. O entrosamento entre os legionários melhorou bastante. Porém, o estilo que a banda desenvolvia não agradava alguns membros. Era um punk rock diferente, somado com o rock progressivo, que para os mais radicais ia contra o lema 'do it yourself'. [faça você mesmo]. O alvo da restrição era o guitarrista Eduardo Paraná, que admirava bandas como Led Zeppelin, Pink Floyd e Yes.
Ele queria importar todas as influências para a musicalidade da Legião Urbana. Renato até tolerava as influências de Paraná, mas o baterista Marcelo Bonfá já estava se sentindo desconfortável. A gota d’água foi um ensaio ocorrido no Rádio Centr. Paraná sugeriu que a banda tocasse o tema instrumental 'O Cachorro' e tanto |Renato como Bonfá se recusaram. Como a canção ecoava o etilo de bandas como o Rush, eles foram contra".
Paraná se recorda: "Eu estava feliz da vida tocando e pedi 'O Cachorro', que era uma música uqe curtia muito, bem rock 'n' roll com um lado meio Rush. Era onde eu extravasava meus solos. Mas havia um desconforto por parte do Bonfá. Ele não a tocava com boa vontade".
Renato Russo se mostrou inflexível: "Não, Paraná. não tocaremos mais 'O Cachorro'. Eu e o Bonfá achamos que naõs e encaixa mais no nosso estilo". Foi então que Paraná concluiu: "Fiquei tão puto que disse: 'Tô fora da Legião'. Saí da banda por este motivo".
Para adquirir a biografia "Música Urbana – O Início de uma Legião", basta entrar em contato com o biógrafo André Molina por esse link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps