O álbum em que Bob Dylan fracassou de propósito para se livrar do fardo de ser Bob Dylan
Por André Garcia
Postado em 26 de junho de 2024
Há uma pergunta retórica atribuída a George Carlin que diz: "Se você tentou falhar e conseguiu... você falhou ou acertou?".
Quando a Ultimate Classic Rock rankeou os 40 discos de Bob Dylan do pior para o melhor, colocou o famigerado "Self Portrait" (1970) como o segundo pior. Mas, por se tratar de um trabalho intencionalmente ruim... então devemos incluir na lista de fracassos ou de sucessos dele?
Bob Dylan - Mais Novidades
Em entrevista de 1984 para a Rolling Stone, o compositor revelou as circunstâncias que o levou a lançar um álbum duplo ruim de doer de propósito.
"Na época, eu estava [morando] em Woodstock e [...] percebi que era um representante de um monte de coisas que eu não sabia nada. [...] Eu disse 'Peraí, sou só um músico!' Depois ainda veio a grande notícia sobre Woodstock e os músicos que estavam indo para lá… [...] Foi mais ou menos na época do Festival de Woodstock, que foi a soma daquilo tudo."
"Foi como uma onda de loucura que cercava minha casa dia e noite. [...] De alguma forma, parecia que eu era visto como parte daquele movimento [...] As pessoas vinham dos bosques a qualquer hora do dia ou da noite e ficavam batendo na porta, era como se sugassem meu sangue."
"Tivemos que nos mudar para Nova Iorque [...] Apareceu uma casa na MacDougal Street, então comprei sem nem ver como era — só que a cena de Woodstock também tinha tomado conta da MacDougal Street. Era multidões do lado de fora da minha casa."
"Foi aí que eu pensei: 'Que se f*da! Quero que essa gente me esqueça. Quero fazer algo de que elas não consigam gostar, algo com o qual não possam se identificar. Assim, eles vão pegar, ouvir, e dizer 'Vamos passar para o próximo porque ele não está mais nos dando o que queremos.' Sabe? Assim eles iam procurar outra pessoa [para encher o saco]."
"Fiz a capa em uns cinco minutos e disse 'Acho que vou chamar esse álbum de 'Self Portrait'' [...] Só que o tiro saiu pela culatra, porque quando o álbum foi lançado, as pessoas disseram 'Não é isso que queremos', e ficaram ainda mais ressentidas. [A mídia começou a falar que aquilo era meu verdadeiro eu], e para mim aquilo era uma piada."
Quando questionado sobre o motivo de ter optado por ser logo um disco duplo, ele respondeu com toda sinceridade possível: "Um disco só não teria sido ruim o bastante."
Além de mal produzido, desinspirado e não acabar nunca, "Self Portrait" é cheio de covers desconhecidos. O que salva são as faixas ao vivo gravadas no lendário Wight Festival no ano anterior (o que comprova que tudo na vida tem um lado bom, até disco ruim de Bob Dylan).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"


O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A música de Bob Dylan que Lou Reed ouviu todo dia por dois meses: "Engraçada demais!"


