O álbum em que Bob Dylan fracassou de propósito para se livrar do fardo de ser Bob Dylan
Por André Garcia
Postado em 26 de junho de 2024
Há uma pergunta retórica atribuída a George Carlin que diz: "Se você tentou falhar e conseguiu... você falhou ou acertou?".
Quando a Ultimate Classic Rock rankeou os 40 discos de Bob Dylan do pior para o melhor, colocou o famigerado "Self Portrait" (1970) como o segundo pior. Mas, por se tratar de um trabalho intencionalmente ruim... então devemos incluir na lista de fracassos ou de sucessos dele?
Bob Dylan - Mais Novidades
Em entrevista de 1984 para a Rolling Stone, o compositor revelou as circunstâncias que o levou a lançar um álbum duplo ruim de doer de propósito.
"Na época, eu estava [morando] em Woodstock e [...] percebi que era um representante de um monte de coisas que eu não sabia nada. [...] Eu disse 'Peraí, sou só um músico!' Depois ainda veio a grande notícia sobre Woodstock e os músicos que estavam indo para lá… [...] Foi mais ou menos na época do Festival de Woodstock, que foi a soma daquilo tudo."
"Foi como uma onda de loucura que cercava minha casa dia e noite. [...] De alguma forma, parecia que eu era visto como parte daquele movimento [...] As pessoas vinham dos bosques a qualquer hora do dia ou da noite e ficavam batendo na porta, era como se sugassem meu sangue."
"Tivemos que nos mudar para Nova Iorque [...] Apareceu uma casa na MacDougal Street, então comprei sem nem ver como era — só que a cena de Woodstock também tinha tomado conta da MacDougal Street. Era multidões do lado de fora da minha casa."
"Foi aí que eu pensei: 'Que se f*da! Quero que essa gente me esqueça. Quero fazer algo de que elas não consigam gostar, algo com o qual não possam se identificar. Assim, eles vão pegar, ouvir, e dizer 'Vamos passar para o próximo porque ele não está mais nos dando o que queremos.' Sabe? Assim eles iam procurar outra pessoa [para encher o saco]."
"Fiz a capa em uns cinco minutos e disse 'Acho que vou chamar esse álbum de 'Self Portrait'' [...] Só que o tiro saiu pela culatra, porque quando o álbum foi lançado, as pessoas disseram 'Não é isso que queremos', e ficaram ainda mais ressentidas. [A mídia começou a falar que aquilo era meu verdadeiro eu], e para mim aquilo era uma piada."
Quando questionado sobre o motivo de ter optado por ser logo um disco duplo, ele respondeu com toda sinceridade possível: "Um disco só não teria sido ruim o bastante."
Além de mal produzido, desinspirado e não acabar nunca, "Self Portrait" é cheio de covers desconhecidos. O que salva são as faixas ao vivo gravadas no lendário Wight Festival no ano anterior (o que comprova que tudo na vida tem um lado bom, até disco ruim de Bob Dylan).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"


O compositor que odiava ver os Rolling Stones tocando uma de suas músicas
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"
A opinião de Madonna sobre o lendário Bob Dylan: "Eu tinha hormônios no corpo"
Os dois guitarristas que Bob Dylan considerava acima dele: "Um passo adiante"
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
O rockstar que rejeitou Ritchie Blackmore, mas é o único que ele admira


