Os 10 melhores álbuns do primeiro semestre de 2024, segundo Gustavo Maiato
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de junho de 2024
Os seis primeiros meses do ano já ficaram para trás e deixaram – para alegria dos fãs – muitos álbuns interessantes pelo caminho. Na listagem abaixo, compilei os 10 melhores discos desse primeiro semestre de 2024 na minha opinião.
O lugar mais alto do pódio vai para "Clear Cold Beyond", registro que trouxe o Sonata Arctica de novo para o bom caminho do power metal que o consagrou. Logo abaixo, o poderoso "Humanoid" – do Accept – pede passagem com seus riffs simplesmente matadores. A medalha de bronze fica com "Invincible Shield" do Judas Priest e suas melodias que prendem na cabeça.

A quarta posição, confesso que foi uma grata surpresa. "A Theory of Emptiness" veio sem muito alarde e mostrou que o Evergrey ainda consegue soar elegante e melancólico. Já "Challenge The Wind", do Rhapsody of Fire, trouxe excelentes momentos sem soar preso ao passado.
O baixista sul-africano Yosef Gutman fez a combinação perfeita para música instrumental ao aliar paisagens sonoras meio "música de elevador" com elevadíssimo bom gosto e nível técnico em "The World And Its People". Seguindo, "Phantoma", dos canadenses do Unleash The Archers, se ancorou nos refrões certeiros para oxigenar o power metal.
No trecho final, "The Catalyst" do Amaranthe surge direto ao ponto com canções curtas e, justamente pela limitação do tempo, que soam urgentes e impactantes. A nona posição vai para "Our Legacy" do Full Nothing, que é um dos melhores discos de gothic metal dos últimos tempos – repleto de convidados especiais. A lista fecha com a voz poderosa de Blaze Bayley e o acertado repertório de "Circle of Stone".
1 - Clear Cold Beyond – Sonata Arctica
2 - Humanoid – Accept
3 - Invincible Shield – Judas Priest
4 - A Theory of Emptiness – Evergrey
5 - Challenge The Wind – Rhapsody of Fire
6 - The World And Its People – Yosef Gutman
7 - Phantoma – Unleash The Archers
8 - The Catalyst – Amaranthe
9 - Our Legacy – Full Nothing
10 - Circle of Stone – Blaze Bayley
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Asia lança vídeo de "Echo of You", faixa de seu próximo disco
A opinião de ex-vocalista sobre o estilo de Yngwie Malmsteen ao cantar
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano



Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?


