O fabuloso guitarrista que Eddie Van Halen disse que copiou muita coisa dele
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de junho de 2024
Toda nova geração de músicos que surge acaba absorvendo alguma coisa da passada e esse ciclo vai se renovando, com alguns buscando se afastar e propor sonoridades mais novas e revolucionárias e outras prestando homenagem aos que vieram antes.
Seja como for, há casos mais fora da curva de ícones que vieram para chacoalhar a cena. É o caso de Eddie Van Halen, que sacudiu o mundo do hard rock e do heavy metal a partir dos anos 1970 com a banda de mesma nomenclatura de seu sobrenome.
Em entrevista publicada na Far Out, Eddie, que sempre soube de sua influência, contou sua opinião sobre Randy Rhoads, outra lenda do instrumento, que tocou com Ozzy Osbourne no início da década de 1980 até falecer devido acidente envolvendo avião.
Ele diz que Rhoads é muito bom, mas copiou alguns trejeitos dele: "Ele era um guitarrista honesto, de qualquer forma, porque eu li algumas entrevistas que ele deu, e ele disse que tudo o que ele fez, ele aprendeu comigo. E ele era bom, mas que jeito foda de partir! Mas eu não acho que ele realmente fez algo que eu já não tivesse feito. Eu posso dizer quando alguém está copiando minha técnica, mas não há nada de errado nisso".
A morte de Randy Rhoads
Em 19 de março de 1982, Randy Rhoads, guitarrista da banda de Ozzy Osbourne e ex-membro do Quiet Riot, morreu aos 25 anos em um acidente de avião. A tragédia ocorreu em Leesburg, Flórida, enquanto a banda se dirigia para um show em Orlando.
O piloto, Andrew Aycock, pegou um avião sem permissão e deu voltas com Randy e Rachel Youngblood a bordo. Durante um voo baixo, o avião raspou no ônibus da banda, colidiu com um pinheiro e caiu, explodindo em seguida. Randy Rhoads não sobreviveu ao acidente, que também levou à morte de Aycock e Youngblood. O show planejado foi cancelado e os ingressos foram reembolsados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps