A bela música que John Petrucci escreveu para fãs ouvirem "com isqueiros no ar"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de junho de 2024
O catálogo musical da banda norte-americana de Prog Metal Dream Theater é repleto de obras muito bonitas e tocantes. É o caso de "Along For The Ride", oitava faixa do álbum autointitulado do Dream Theater, que foi lançado em 2013 e é o décimo segundo registro da discografia do talentoso quinteto.
Dream Theater - Mais Novidades
"Along For The Ride" tem 4 minutos e 45 segundos de duração, tempo curto para os padrões do Dream Theater. A música não é tão intrincada quanto outras composições do grupo, o que facilita a audição por parte de quem não conhece o trabalho da banda.
Em 2013, o guitarrista John Petrucci falou sobre o processo de composição de "Along For The Ride" durante entrevista concedida ao site Music Radar. Segundo Petrucci, a música "apareceu" enquanto ele esperava sua filha sair da escola.
"Comecei a escrever a letra antes da música, algo que não faço com muita frequência. Eu estava sentado em meu carro, esperando minha filha na escola, e enquanto olhava pela janela fui atingido pelo termo ‘along for the ride’ [‘junto para o passeio’]. Fui para casa, peguei a guitarra e escrevi praticamente os temas, o refrão e a ponte da música. Então, era a única música [do álbum ‘Dream Theater’] que realmente existia antes de entrar em estúdio – de uma forma que eu pudesse tocá-la e cantá-la para os caras", relatou Petrucci, que deu mais detalhes sobre "Along For The Ride".
"Dito isto, a música realmente não estava completa até chegarmos lá e elaborarmos uma introdução e uma ponte. Mas minha ideia o tempo todo era: 'Gente, quero uma música que seja um hino'. Eu queria algo que as pessoas pudessem cantar junto, deixando seus telefones e isqueiros no ar – toda aquela vibração de bem-estar.
Tem parcialmente aquela sensação solta, meio hippie do Grateful Dead. Ao mesmo tempo, em contraste, eu completei a letra depois dos atentados de Boston [os atentados aconteceram em abril de 2013, durante a Maratona de Boston], que aconteceram enquanto estávamos no estúdio. Toda a ponte sobre não vivermos nossas vidas com medo e não sermos destruídos, isso está ligado ao tema geral."
Curiosamente, "Along For The Ride" não tem o que é uma das principais características do Dream Theater: solos de guitarra. Petrucci explicou por qual razão não gravou um solo para a música que é tema desta nota.
"Nenhum solo de guitarra. Você sabe, há muitos solos de guitarra no disco, então não posso ocupar todo o espaço [Risos]. Mesmo quando eu estava escrevendo em casa e ia para onde começa o solo de teclado, pensei que era [algo] mais ELP [Emerson, Lake And Palmer]. Jordan [Rudess, tecladista] fez um ótimo trabalho ao realizar um solo improvisado", finalizou o guitarrista do Dream Theater.
Quando escreveu "Along For The Ride", Petrucci gostaria que a música fosse um hino que mexesse com o público nos shows do Dream Theater. No entanto, a canção não é tocada nas apresentações ao vivo do quinteto desde outubro de 2014.
Por falar em shows do Dream Theater, o conjunto passará pelo Brasil em dezembro de 2024. Confira detalhes sobre as apresentações na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps