A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de junho de 2024
O catálogo musical do Metallica é repleto de composições marcantes, que se tornaram figurinhas carimbadas nos shows do grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich. "Master Of Puppets", "For Whom The Bell Tolls", "One", "Seek & Destroy", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters" são algumas dessas músicas.
Pois bem, se de um lado existem as músicas que possuem "cadeiras cativas" nas apresentações ao vivo do Metallica, há aquelas que não são tocadas com tanta frequência. É o caso de "Hero Of The Day", sexta faixa de "Load", o sexto disco de estúdio do quarteto, lançado em junho de 1996.

"Hero Of The Day" é um dos melhores momentos de "Load", álbum que até hoje recebe críticas por conta de sua sonoridade, que nem de longe lembra o Thrash Metal furioso e violento que o Metallica entregou em seus primeiros discos de estúdio. A música em questão começa com um andamento lento, mas progride e tem até mesmo uma parte pesada, que abre caminho para um solo muito interessante.
Aliás, Kirk Hammett considera o solo de "Hero Of The Day" um dos melhores que ele já gravou. O guitarrista do Metallica falou sobre tal solo em uma entrevista concedida à Metal Hammer.
"A maneira como o solo vai da escala menor para maior, começa com uma coisa rítmica e depois leva a próxima parte para o próximo nível. Muitas pessoas discordariam, e eu não sei por que, mas para mim é uma das minhas coisas favoritas que já fiz", relatou Kirk.
Embora seja uma música muito legal, "Hero Of The Day" foi tocada poucas vezes pelo Metallica. Segundo dados publicados no site Setlist.Fm, a canção apareceu em 74 shows do Metallica, sendo que 73 dessas apresentações foram realizadas entre 1996 e 1999. Por sinal, "Hero Of The Day" é uma das faixas do ao vivo "S&M", gravado em abril de 1999 com a Orquestra Sinfônica de San Francisco (e lançado meses depois).
Após mais de 15 anos fora do repertório do Metallica, "Hero Of The Day" voltou ao setlist do grupo no dia 22 de outubro de 2016, data que o quarteto se apresentou na trigésima edição do Bridge School Benefit Concert. Organizado pelos músicos Neil Young e Pegi Young, o Bridge School Benefit Concert é um evento beneficente anual, totalmente acústico e sem fins lucrativos, realizado todo mês de outubro, no Shoreline Amphitheatre, localizado em Mountain View (Califórnia, EUA).
Ou seja, "Hero Of The Day" foi tocada ao vivo pelo Metallica apenas uma vez neste século. E em versão acústica, que pode ser conferida no player a seguir.
"Load" foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted (baixo) e Lars Ulrich (baixo). O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
O impagável apelido do novo penteado de James Hetfield: "Alex Skolnick invertido"
O feito do Metallica que Lars Ulrich ainda considera motivo de orgulho décadas depois
"Metallica e Bruce Springsteen são 'música de caminhoneiro'", diz Liam Gallagher
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa


