A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de junho de 2024
O catálogo musical do Metallica é repleto de composições marcantes, que se tornaram figurinhas carimbadas nos shows do grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich. "Master Of Puppets", "For Whom The Bell Tolls", "One", "Seek & Destroy", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters" são algumas dessas músicas.
Pois bem, se de um lado existem as músicas que possuem "cadeiras cativas" nas apresentações ao vivo do Metallica, há aquelas que não são tocadas com tanta frequência. É o caso de "Hero Of The Day", sexta faixa de "Load", o sexto disco de estúdio do quarteto, lançado em junho de 1996.

"Hero Of The Day" é um dos melhores momentos de "Load", álbum que até hoje recebe críticas por conta de sua sonoridade, que nem de longe lembra o Thrash Metal furioso e violento que o Metallica entregou em seus primeiros discos de estúdio. A música em questão começa com um andamento lento, mas progride e tem até mesmo uma parte pesada, que abre caminho para um solo muito interessante.
Aliás, Kirk Hammett considera o solo de "Hero Of The Day" um dos melhores que ele já gravou. O guitarrista do Metallica falou sobre tal solo em uma entrevista concedida à Metal Hammer.
"A maneira como o solo vai da escala menor para maior, começa com uma coisa rítmica e depois leva a próxima parte para o próximo nível. Muitas pessoas discordariam, e eu não sei por que, mas para mim é uma das minhas coisas favoritas que já fiz", relatou Kirk.
Embora seja uma música muito legal, "Hero Of The Day" foi tocada poucas vezes pelo Metallica. Segundo dados publicados no site Setlist.Fm, a canção apareceu em 74 shows do Metallica, sendo que 73 dessas apresentações foram realizadas entre 1996 e 1999. Por sinal, "Hero Of The Day" é uma das faixas do ao vivo "S&M", gravado em abril de 1999 com a Orquestra Sinfônica de San Francisco (e lançado meses depois).
Após mais de 15 anos fora do repertório do Metallica, "Hero Of The Day" voltou ao setlist do grupo no dia 22 de outubro de 2016, data que o quarteto se apresentou na trigésima edição do Bridge School Benefit Concert. Organizado pelos músicos Neil Young e Pegi Young, o Bridge School Benefit Concert é um evento beneficente anual, totalmente acústico e sem fins lucrativos, realizado todo mês de outubro, no Shoreline Amphitheatre, localizado em Mountain View (Califórnia, EUA).
Ou seja, "Hero Of The Day" foi tocada ao vivo pelo Metallica apenas uma vez neste século. E em versão acústica, que pode ser conferida no player a seguir.
"Load" foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted (baixo) e Lars Ulrich (baixo). O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged

Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
As músicas menos conhecidas do Metallica que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
Metallica muda foto do perfil no Facebook e fãs especulam novidades
A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Kirk Hammett e Kiko Loureiro: "Não dá nem pra comparar", diz Bill Hudson, da NorthTale


