O Shaman voltará? O que é necessário para o retorno, segundo Alírio Netto
Por Emanuel Seagal
Postado em 08 de junho de 2024
O Shaman encerrou suas atividades no dia 10 de janeiro de 2023 após uma polêmica envolvendo seu baterista, Ricardo Confessori, e um fã, o veterinário Mateus Ferreira, alvo de insultos por parte do músico. Após o anúncio do fim da banda, feito inicialmente pelo baixista Luis Mariutti, os outros músicos se manifestaram. O cantor Alírio Netto, em seu comunicado, disse repudiar "qualquer comentário homofóbico, racista, machista, discurso de ódio, e descabido de qualquer empatia."
Manoel Santos, do canal Ibagenscast, conversou com Alírio, e relembrou um momento em que ele não descartava um retorno da banda, mas que não aconteceria naquele momento. "Eu conversei com o Hugo (Mariutti), conversamos algumas vezes sobre isso, e conversei com o Fabio (Ribeiro) também, com o Luis, com a galera que teoricamente estaria na banda. Mas eu não acho que isso vá acontecer por agora, cara, eles estão com esse projeto agora, o Shamangra, acho inclusive do caralh* o projeto, acho que tem que fazer mesmo, entendeu?
O projeto Shamangra foi criado em 2023 por nomes da história das bandas Angra e Shaman, e conta com os seguintes músicos: Thiago Bianchi (vocal), Hugo Mariutti (guitarra), Luis Mariutti (baixo), Aquiles Priester (bateria), Fabio Ribeiro (teclado), Hanna Paulino (vocal) e Helena Nagagata (guitarra).
Segundo a entrevista, fica implícito que um possível retorno do Shaman deve manter os mesmos músicos da última formação, com exceção do baterista Ricardo Confessori. O que é preciso para o retorno? Alírio explicou: "Acho que a marca não descansou, ela precisa descansar, pelo menos é a minha visão, e eu falo isso com todo respeito e eu amo todos eles. Agora não sei se vai ter muito sentido fazer isso. Eu gostaria que isso acontecesse um dia, mas tem que ter o propósito correto. A gente tem que estar focado na banda, no Shaman, acho que isso é o primordial, mas eu adoraria fazer a banda de novo com esses caras."
Clique no player abaixo para conferir o bate-papo completo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A música pouco lembrada de Elton John que ele ama; "Uma grande faixa de rock and roll"
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica


Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Mortes: 30 músicos do rock e metal que nos deixaram na década de 2010
Coincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?


