A música de Paul Stanley que foi gravada por outros artistas antes de ser lançada pelo Kiss
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de junho de 2024
Lançado em outubro de 1989, "Hot In The Shade" é o décimo quinto disco de estúdio da banda Kiss, e o último álbum do quarteto gravado pelo baterista Eric Carr, que faleceu em novembro de 1991. O principal destaque de "Hot In The Shade" é a balada romântica "Forever", um dos grandes sucessos do grupo liderado por Gene Simmons e Paul Stanley.
Embora não seja tão popular quanto "Forever", "Hide Your Heart" é outro momento interessante de "Hot In The Shade". E "Hide Your Heart" tem uma história interessante, que você confere nas próximas linhas deste texto.
"Hide Your Heart" foi escrita por um trio, formado por Paul Stanley, Holly Knight e Desmond Child. A música começou a tomar forma quando Stanley foi visitar Holly, cantora e compositora que fez parte das bandas Spider e Device, além de ser co-autora de alguns hits dos anos 1980.
"E aí, quer receber os créditos pela música que você ajudou a escrever?"
"Essa foi a primeira música que escrevi com Paul Stanley. Já escrevi quatro, mas essa foi a primeira. Ele veio ao meu apartamento, onde ficava meu estúdio, e queria escrever algo comigo. Estávamos apenas tocando. Ele tinha um violão, eu um teclado, e comecei a tocar a melodia, que virou o refrão", disse Holly, durante uma entrevista concedida ao site Songfacts.
"Ele [Paul] gravou e depois foi embora. Nosso plano era terminar de escrevê-la em outro momento. Ele acabou escrevendo e terminando com Desmond Child, então não tenho nada a ver com a letra. Essas letras não são minhas.
O engraçado foi que Paul me ligou e perguntou: ‘Você se lembra quando nos reunimos e gravamos algumas coisas em fita? Eu gostei e acabei escrevendo com Desmond. Quero mandar para você porque quero ver se você acha que deveria receber um crédito por escrever’. Eu disse que sim. Eu ouvi, e toda a música foi escrita em torno dessa ideia que eu tive. Fiquei surpresa que ele tivesse a audácia de me perguntar isso, então disse: ‘Sim, quero crédito’", acrescentou a cantora e compositora.
A "Livin' On A Prayer" do Kiss?
Desmond Child é um produtor/hitmaker que participou da criação de muitos sucessos. Ele é um dos autores de "I Was Made For Lovin' You" (Kiss), "Livin' On A Prayer" (Bon Jovi) e "Angel" (Aerosmith), por exemplo. E segundo Holly, a letra de "Hide Your Heart" se assemelha à letra do clássico de Bon Jovi citado neste parágrafo.
"A letra é típica de Desmond Child. Gosto do Desmond, somos amigos. Ele costumava abrir shows para minha banda Spider no final dos anos 1970, quando tinha um grupo chamado Desmond Child & Rouge. Se você observar as músicas que ele compôs, Desmond gosta muito de Jim Steinman [falecido compositor e letrista], e Jim Steinman é um contador de histórias. ‘Livin' On A Prayer’ é assim. Se você observar os versos, há nomes de pessoas e eles estão contando uma história. Esse é o estilo de Desmond, não o meu", disse Knight.
No entanto, a história de "Hide Your Heart" não é tão motivadora como a de "Livin' On A Prayer". A composição de Stanley/Child/Knight é protagonizada por Johnny, Rosa e Tito. Johnny é um rapaz que se apaixonou por Rosa, porém, ela se relacionava com Tito, um cara casca grossa, descrito na letra como "o rei das ruas".
Rosa e Johnny acabam se envolvendo e a notícia chega até os ouvidos de Tito, que não ficou feliz com o chapéu aplicado pela sua parceira. No fim das contas, Tito atirou em Johnny, que faleceu.
A música que foi gravada por outros artistas antes de ser lançada pelo Kiss
Como "Hide Your Heart" foi escrita por Paul Stanley, a primeira versão da música a ser lançada é a do Kiss, correto? Não. Antes do quarteto maquiado divulgar a canção (que ficou pronta em 1987), outros artistas e bandas lançaram suas versões da música que narra uma triste história de amor e talaricagem.
Em 1988, a famosa cantora Bonnie Tyler lançou "Hide Your Heart" como faixa-título de seu sétimo disco de estúdio. A banda Molly Hatchet também lançou uma versão da música em agosto de 1989, quando o álbum "Lightning Strikes Twice" foi lançado.
Até mesmo Ace Frehley, guitarrista que saiu do Kiss pela primeira vez no início dos anos 1980, gravou "Hide Your Heart". A releitura gravada por Frehley é uma das faixas de "Trouble Walkin'", álbum divulgado alguns dias antes de "Hot In The Shade" ser oficialmente lançado. Por fim, a cantora Robin Beck entrou no bonde de "Hide Your Heart" e fez um cover da música. A versão de Robin abre "Trouble or Nothin'", seu segundo disco, lançado em novembro de 1989, pouco tempo depois do lançamento oficial de "Hot In The Shade".
"Hot In The Shade" foi gravado por Paul Stanley (guitarra/vocal), Gene Simmons (baixo/vocal), Bruce Kulick (guitarra/vocais de apoio), Eric Carr (bateria e vocal na faixa "Little Caesar"). O álbum foi disponibilizado nas plataformas digitais e pode ser ouvido via Spotify.
Histórias de Músicas - Kiss
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps