Morre, aos 90 anos de idade, John Mayall, pioneiro do Blues britânico
Por Bruce William
Postado em 24 de julho de 2024
Faleceu aos 90 anos de idade John Mayall, pioneiro músico de Blues que fundou nos anos sessenta The Bluesbreakers, banda por onde passaram músicos como Eric Clapton, Mick Fleetwood, John McVie, Jack Bruce e Mick Taylor. A informação foi publicada no instagram oficial de Mayall, que não divulgou a causa da morte.
"É com corações pesados que trazemos a notícia de que John Mayall faleceu pacificamente em sua casa na Califórnia no dia 22 de julho de 2024, cercado por sua amorosa família. Problemas de saúde que forçaram John a encerrar sua épica carreira de turnês finalmente trouxeram paz para um dos maiores guerreiros da estrada do mundo. John Mayall nos deu noventa anos de esforços incansáveis para educar, inspirar e entreter".
Nascido em Macclesfield em 1933, ele descobriu o jazz e o blues através da coleção de discos de seu pai. Após passar três anos na Coreia para o Serviço Nacional, Mayall estudou em uma faculdade de arte, trabalhando como designer gráfico antes de se tornar músico profissional em 1963. Neste mesmo ano, encorajado por Alexis Corner e Cyril Davis, ele tocou com o Powerhouse Four antes de formar os Bluesbreakers.
Mayall mudou-se para a Califórnia no final dos anos 60, onde se afastou do blues puro para a música acústica e depois para o jazz e funk conforme os anos 70 progrediram. Ele desfez e depois reformou os Bluesbreakers, lançando mais de 50 álbuns em uma carreira que abrangeu sete décadas com turnês quase ininterruptas.
Morte de John Mayall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps