Os cinco adjetivos que definem o sorriso misterioso de "Olhar 43" no hit do RPM
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de julho de 2024
O hit "Olhar 43" é o maior sucesso da história do RPM e uma das músicas mais famosas e amadas do rock nacional, com impressionantes 56 milhões de reproduções somente no Spotify.
A música fala sobre um rapaz que fica frustrado após tentativa de flertar com uma mulher, que acaba o esnobando de certa forma. Em certo trecho, o vocalista Paulo Ricardo canta sobre o fato de não conseguir identificar bem o que a mulher que dizer com seu sorriso.
Ele utiliza cinco adjetivos: perigoso, jocoso, impreciso, misterioso e indecifrável, como se pode ver a seguir: "É perigoso o seu sorriso / É um sorriso, assim, jocoso, impreciso / Diria misterioso, indecifrável / Riso de mulher".
Os significados desses termos contribuem para o ar de enigma da música, já que o termo "jocoso" remete a algo engraçado e divertido, mas "misterioso" já traz uma sensação de desconhecido. Confira abaixo, segundo o Michaelis.
Perigoso
"Que pode representar perigo ou ameaça; ameaçador. Em que há perigo; temerário".
Jocoso
"Que provoca o riso; que faz rir; cômico, divertido, engraçado".
Impreciso
"Que carece de precisão, clareza; ambíguo, indefinido, inexato".
"Difícil ou impossível de entender ou explicar; enigmático".
Indecifrável
"Que é extremamente difícil de entender ou explicar; incompreensível, misterioso".
Histórias sobre "Olhar 43"
A música "Olhar 43", do álbum "Revoluções por Minuto" (1985) da banda RPM, é um dos grandes hits do rock nacional. Composta por Paulo Ricardo, a canção é uma autobiografia do vocalista, retratando sua timidez e miopia.
Em participação no 4Talkcast, Paulo Ricardo explicou os significados por trás da música: "Sempre fui muito tímido e míope. Comecei a usar óculos aos 9 anos e, aos 15, estava com quatro graus de miopia. Era praticamente cego! O ‘Olhar 43’ é a grande canção do tímido. Muita gente se identifica com canções de amores que não deram certo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps