Como "Black Album" contribuiu com a criação de um dos discos mais pesados dos anos 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de agosto de 2024
A sonoridade apresentada pelo Metallica no famigerado "Black Album" passa um pouco longe do vigoroso Thrash Metal que pode ser ouvido nos primeiros discos do quarteto
Quinto registro de estúdio do Metallica, o disco homônimo do quarteto (também conhecido como "Black Album") é um dos trabalhos mais marcantes da história da música pesada. Lançado em agosto de 1991, "Black Album" vendeu dezenas de milhões de cópias e apresentou ao mundo faixas que fazem sucesso até os dias atuais, como "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
A sonoridade apresentada pelo Metallica no famigerado "Black Album" passa um pouco longe do vigoroso Thrash Metal que pode ser ouvido nos primeiros discos do quarteto fundado por James Hetfield e Lars Ulrich. A mudança promovida por James e seus parceiros deixou muita gente com a pulga atrás da orelha, caso de Rex Brown, baixista da formação clássica do Pantera.
"Naquela época, o Metallica lançou o ‘Black Album’. Nós o ouvimos e pensamos: 'Oh, não!’ Ouvi o primeiro single e não parecia nada com o Metallica’", afirmou Brown, durante entrevista concedida à Revolver Magazine em 2012.
Ao menos o desgosto sentido por Rex Brown serviu de combustível para o Pantera escrever o brutal "Vulgar Display Of Power", um dos discos mais pesados da saudosa década de 1990.
"Nós simplesmente pensamos: 'Oh, Jesus Cristo. Cara, temos que fazer algo mais pesado do que isso. Temos que explodir a mente de algumas pessoas!’. Agora eu ouço o ‘Black Album’ e acho que ele é muito bom, mas naquela época éramos jovens, burros e cheios de esperma, e pensamos: ‘Que se dane, vamos fazer uma obra-prima!’. Em termos de peso, pareceu-nos que o ‘Black Album’ criou uma grande, enorme lacuna a ser preenchida", complementou o baixista.
"Embora tenha sido um ótimo disco, o Metallica havia se afastado de ser uma banda totalmente de metal. Adoro esses caras, mas me lembro de ter pensado: ‘Uau, podemos dar um passo à frente e nos aproximar de bandas como Megadeth, Anthrax e essas bandas com as quais fizemos turnês’", disse, na mesma entrevista, Vinnie Paul, baterista do Pantera (falecido em 2018).
Lançado em fevereiro de 1992, "Vulgar Display Of Power" é o sexto disco de estúdio do Pantera. O álbum é formado por músicas que estão entre as mais populares do quarteto, com destaque especial para "Mouth For War", "A New Level", "Walk", "This Love", "Fucking Hostile" e "Hollow".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps