Qual ano concentrou os melhores álbuns da história do rock: 1967, 1971 ou 1991?
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de agosto de 2024
O jornalista musical André Barcinski lançou um vídeo em seu canal em que analisa qual foi o melhor ano da história do rock. O quesito é qual período de 12 meses concentrou a maior quantidade de lançamentos que entraram para a história.
"Quando analisamos a história do pop rock, alguns anos são muito marcantes. Por exemplo, em 1967, os Beatles lançaram ‘Sgt. Pepper's’, Pink Floyd lançou ‘The Piper at the Gates of Dawn’, Love lançou ‘Forever Changes’, e era o auge de Hendrix, Velvet Underground e Beach Boys, que lançaram grandes discos. 1967 foi realmente um ano impressionante."
"Outro ano maravilhoso foi 1971, com um documentário sobre a música desse ano na Apple TV, que mostra como foi um período prolífico. Tivemos Stevie Wonder, John Lennon pós-separação dos Beatles, David Bowie, Marvin Gaye com ‘What's Going On’, ‘Led Zeppelin IV’, ‘Blue’ de Joni Mitchell, e ‘Sticky Fingers’ dos Rolling Stones, entre muitos outros discos incríveis."
"Mas, 1991 é especial por várias razões. Vamos eliminar questões pessoais e focar nos fatos. Em 1991, tivemos o ‘Black Album’ do Metallica, ‘Ten’ do Pearl Jam, ‘Use Your Illusion I & II’ do Guns N' Roses, ‘Blood Sugar Sex Magik’ do Red Hot Chili Peppers, ‘Badmotorfinger’ do Soundgarden, e ‘Nevermind’ do Nirvana. Todos esses discos foram lançados com apenas 41 dias de diferença. Imagine só, em pouco mais de um mês, tivemos esses lançamentos históricos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps