John Bonham? Jimmy Page revela qual foi o melhor baterista com quem ele já tocou na vida
Por André Garcia
Postado em 22 de setembro de 2024
Quando formou o Led Zeppelin em 1968, Jimmy Page já tinha anos de carreira como um dos mais requisitados guitarristas de estúdio de Londres — reputação que conquistou quando ainda era adolescente.
Por conta de sua profissão, quando tocou pela primeira vez com John Bonham ele já havia tocado com dezenas de bateristas — de anônimos a astros como Keith Moon. Após o fim do Led Zeppelin em 1980, em seus projetos (tanto os que saíram do papel quanto os abortados) ele tocou com lendas como Alan White (do Yes).
Conforme publicado pela Arts Desk, certa vez Jimmy Page foi perguntado qual foi o melhor baterista com quem ele já tocou em toda sua vida. A resposta foi a óbvia mesmo, John Bonham:
"Bonzo foi sem sombra de dúvidas o mais criativo, potente e técnico baterista que já existiu — simples assim."
Em entrevista de 2014 para a Rolling Stone Page disse não ter se arrependido da decisão do Led Zeppelin de acabar após a morte de seu baterista em 1980.
"O Led Zeppelin não era uma empresa, o Led Zeppelin era algo vindo do coração. Cada um dos membros era importante para a soma das partes. Gosto de pensar que, se fosse eu que não estivesse mais lá, os outros teriam tomado a mesma decisão. O que mais poderíamos ter feito? Criar um roteiro para alguém e dizer 'Você tem que fazer isso, tocar desse jeito'? Isso não seria honesto."
"Houve tentativas [de reunir a banda] que não funcionaram - tentamos fazer tudo às pressas. É por isso que o show [de 2007] teve que ser feito com tanto esmero, ensaiando o máximo possível para que Jason [filho de John Bonham] se sentisse parte da banda, e não o novato. Ele estava ocupando um posto muito exigente, e precisávamos de tudo aquilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps