Max Cavalera explica a criação do icônico riff de "Refuse/Resist"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de setembro de 2024
O músico brasileiro Max Cavalera se tornou mundialmente conhecido por ser fundador, guitarrista e vocalista da icônica banda Sepultura, onde permaneceu até dezembro de 1996. Enquanto integrou o Sepultura, Max escreveu músicas que marcaram a história do Metal, caso da furiosa "Refuse/Resist".
Faixa que abre o monstruoso "Chaos A.D.", "Refuse/Resist" é uma música violenta e cheia de raiva, que conta com um riff de guitarra insano. Em vídeo que foi publicado no canal da fabricante de guitarras ESP, Max explicou a origem do riff de "Refuse/Resist".
"Quando eu estava escrevendo [‘Chaos A.D.’], eu estava assistindo muitos filmes realmente violentos, como ‘Apocalypse Now’. Eu queria um riff que soasse como um motim, e acho que cheguei bem perto disso, porque toda vez que tocamos, as pessoas ficam malucas", disse Max, como pode ser conferido no vídeo a seguir.
"Refuse/Resist" é uma das canções mais famosas do Sepultura. Segundo Max, a inspiração para o título da música surgiu quando ele estava no metrô de Nova York e viu uma mensagem que estava na jaqueta de um rapaz.
"Eu estava andando de metrô em Nova York. Havia uma espécie de Pantera Negra, um cara Punk, e ele estava com uma jaqueta de couro preta com um verso de protesto pintado nela. O final da mensagem dizia: ‘Protest and survive/Refuse and resist’ [Proteste e sobreviva/Recuse e resista’]. Saí do metrô, voltei para o nosso hotel e anotei para não esquecer", disse Max, como aponta matéria publicada no site da revista Metal Hammer.
"Chaos A.D." é o quinto disco de estúdio do Sepultura e foi lançado em setembro de 1993. "Refuse/Resist", "Territory", "Slave New World" e "Propaganda" estão entre as faixas do álbum, que é o sucessor de "Arise".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps