Quais características Renato Russo achava que tinha de parecido e diferente com Cazuza?
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de setembro de 2024
Renato Russo e Cazuza foram dois rockstars dos anos 1980 que até hoje são lembrados com carinho pelas músicas que produziram ao longo de suas relativamente curtas carreiras. Enquanto o primeiro era mais reservado, o segundo tinha personalidade mais expansiva.
Em entrevista para a Bizz de junho de 1990, Renato Russo foi questionado sobre sua relação com o universo gay e acabou comparando traços de sua personalidade e trajetória com a de Cazuza.
Legião Urbana - Mais Novidades
"É mais o lance de você ter uma postura gay. Não gosto dessa palavra. É mais uma questão política. Essa questão toda da AIDS, o lance do Cazuza até hoje me deixa assim. Veja, nós temos praticamente a mesma idade – ele é só um ano mais velho do que eu. A gente é da mesma cidade, do mesmo signo, faz a mesma coisa, tem o mesmo tipo de vida. Só que, como não tenho uma formação de Zona Sul, eu não era muito espalhafatoso.
Eu ia no bas-fond [nota do editor: underground] lá em Brasília. Ninguém sabia quem eu era. O Cazuza, não. O pai dele trabalhando em gravadora conhecia todo o meio artístico. Era amigo do João Gilberto. Então isso mexia muito com a minha cabeça. Poxa, se não é errado, então por que existe AIDS? Até eu colocar na minha cabeça que a AIDS não tem nada a ver com Deus. Foi isso que eu fui buscar em Nova York. Aqui no Brasil eu já não estava conseguindo o que eu queria. Eu queria ir nas livrarias".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O que explica ausência total de parcerias entre Renato Russo e grandes nomes da MPB
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


