Alex Van Halen revela planos de criar novos riffs e solos de Eddie Van Halen com IA
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2024
Alex e Eddie Van Halen desde os anos 90 viraram ermitões do rock — exceto pelas ocasionais reuniões da banda. Após a morte de Eddie, Alex se manteve tão distante dos holofotes quanto John Deacon. Só agora em 2024 ele foi obrigado a vir a público para lançar sua autobiografia, que promete passar a história da banda a limpo pela perspectiva dos irmãos que deram nome a ela.
Pois agora que reapareceu, ele está soando como se tivesse saído de um episódio da distópica e futurista série Black Mirror. Em recente entrevista para a Rolling Stone o baterista revelou planos para "ressuscitar" Eddie treinando a inteligência artificial para assimilar seus padrões criativos e, assim, criar novos riffs e solos dele:
Segundo a publicação, Alex fez contato com a OpenAI — empresa por trás do ChatGPT — para conversar sobre fazer uma análise "dos padrões de como Edward tocava algo" na intenção de fazer com que a inteligência artificial gere novos solos e riffs como se tivessem sido feitos por Eddie.
Ao longo das décadas ficou muito claro que nenhum guitarrista é capaz de soar como Van Halen… mas e o ChatGPT, será que vai conseguir?
Alex revelou ainda ter sugerido para liderar o projeto o vocalista do Led Zeppelin (com quem ele tretou e parou de falar há 30 anos):
"Idealmente seria Robert Plant [que encabeçaria o projeto]. Você pode achar que eu perdi a p*rra do juízo", se antecipou ele, provavelmente sentindo que soava como um vilão de 007 —, mas quando as condições certas se apresentarem, coisas se manifestarão."
Só faltou a risada maligna.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps