O hit do Iron Maiden que Adrian Smith não queria mostrar para Steve Harris
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de outubro de 2024
O catálogo musical do Iron Maiden conta com obras que se tornaram clássicos do Heavy Metal. Uma dessas composições é "Wasted Years", faixa número 2 de "Somewhere In Time", o sexto registro de estúdio da banda liderada pelo baixista Steve Harris, lançado em setembro de 1986.
Escrita pelo guitarrista Adrian Smith, "Wasted Years" virou um hit do Iron Maiden. Até o momento da edição desta nota, a música acumulava 159 milhões de plays no Spotify, número relativamente alto, que coloca a canção entre as mais tocadas do grupo no citado serviço de streaming.
Curiosamente, Adrian Smith não queria mostrar "Wasted Years" para Steve Harris. O guitarrista achava que a música não se encaixava na proposta sonora do Maiden. O baixista relembrou o caso em 1996, quando concedeu entrevista à revista H Le Mag (via Fan Club Iron Maiden Bulgaria).
"Adrian escreveu 'Wasted Years' e 'Stranger In A Strange Land', duas músicas que são um pouco diferentes para o Iron Maiden. Lembro que estávamos em nossa sede, e Adrian me fez ouvir algumas coisas que ele havia escrito, mas não havia nada realmente fantástico. Era um tipo de AC/DC barato."
Steve Harris mudou de opinião quanto às músicas mostradas por Adrian assim que ouviu as duas músicas acima citadas. Por sinal, o baixista as coloca entre as melhores faixas de "Somewhere In Time".
"Quando eu estava indo embora e a fita ainda estava rodando, ouvi dois riffs excelentes. Então voltei e perguntei a ele: ‘O que é isso?’, e ele me disse: ‘São coisas que escrevi, mas não queria tocá-las para você porque são muito diferentes do que o Maiden faz’. E, bem, era de fato um pouco fora do nosso campo de atividade, mas no final, essas são provavelmente as melhores faixas."
"Wasted Years" e "Stranger In A Strange Land" fazem parte do setlist da "Future Past Tour", a turnê atual do Iron Maiden, que passará por São Paulo em breve. Steve Harris e seus camaradas se apresentarão nos dias 6 e 7 de dezembro no estádio Allianz Parque.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps