Como a doença de Chuck Billy contribuiu para reuniões de bandas de Thrash Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de dezembro de 2024
O grande Chuck Billy, vocalista da banda de Thrash Metal Testament, passou por um período conturbado em 2001, quando descobriu que estava com câncer. Felizmente, ele conseguiu se curar e continua na ativa até os dias atuais.
Em 2011, Chuck Billy concedeu entrevista à Metal Hammer e falou sobre a sua cura. O cantor e compositor, que tem raízes indígenas, contou com a ajuda de um curandeiro para se livrar da doença.
"Antes mesmo de eu ter câncer, uma amiga me contou que teve um sonho em que eu me reunia com um curandeiro que ela conhecia chamado Charlie, e ele realizava um ritual. Quando fiquei doente, Charlie, que eu nunca havia conhecido, apareceu em minha casa. Conversamos e ele fez com que eu me deitasse no chão e fechasse os olhos enquanto ele cantava. Eu me senti como se estivesse flutuando no céu. Ele então passou uma pena de águia no meu peito, que era onde estava o câncer. Ele me disse que o vento seria meu guia espiritual."
Chuck não deu muita atenção ao trabalho feito por Charlie. No entanto, o vocalista passou por uma situação que ficou marcada em sua memória.
"Nada disso fazia sentido até que uma noite eu não conseguia dormir. Fui ao banheiro, pois estava com problemas estomacais, e havia um vento uivante agitando latas de cerveja vazias do lado de fora. Algo passou pelo meu corpo e saiu, e o vento parou, com as latas batendo no chão. No dia seguinte, meu médico me surpreendeu ao dizer que o tumor não era mais cancerígeno. Tudo o que era necessário agora era reduzir seu tamanho, o que fiz por meio de mais alguns rituais espirituais, e então ele poderia ser removido cirurgicamente. O que eu ganhei com tudo isso foi um respeito total pela minha herança nativa americana."
A doença de Chuck foi responsável indireta pela reunião de algumas bandas. Em agosto de 2001, quando ele ainda estava doente, foi realizado o Thrash Of The Titans. Realizado em San Francisco, o evento beneficente visava arrecadar fundos para pagar as despesas hospitalares de Chuck e do vocalista do Death, Chuck Schuldiner (que também foi diagnosticado com câncer, e infelizmente faleceu em dezembro do mesmo ano).
O Thrash Of The Titans contou com a presença de muitas bandas. Algumas das atrações do evento, que estavam inativas na época, acabaram se reunindo.
"Bandas como Forbidden e Death Angel voltaram a se reunir. Alex Skolnick [guitarrista] veio tocar, e isso deu início à reunião da formação clássica do Testament. Então, o lado bom da minha doença é que ela trouxe todas essas bandas de volta."
Forbidden e Death Angel continuam na ativa, sendo que o primeiro passou por alguns períodos de hiato. Os dois grupos inclusive se apresentaram na segunda edição do Summer Breeze Brasil (atual Bangers Open Air), que rolou em abril de 2024.
O Testament está trabalhando em seu próximo disco de estúdio, que sucede a "Titans of Creation" (2020). O álbum conta com a participação de Floor Jansen, vocalista do Nightwish.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps