O motivo pelo qual John Lennon não fazia turnês como artista solo, segundo ele próprio
Por André Garcia
Postado em 15 de dezembro de 2024
Quando os Beatles se separaram em 1970, John Lennon já tinha sua própria banda com Yoko, a Plastic Ono Band, e Paul McCartney logo fez o mesmo ao formar o The Wings. Só que, enquanto Paul encontrou a cura para seu luto por sua antiga banda caindo na estrada com outros músicos, John não só não saía pelo mundo afora em turnês como às vezes passava anos sem fazer um único show. Claro que isso tem a ver com um trauma desenvolvido por ele nas caóticas e desgastantes últimas excursões feitas pelos Beatles. Principalmente aquela nos Estados Unidos quando ele foi cancelado ao declarar que eles eram mais populares que Jesus.

Os Beatles foram tão pioneiros em tudo que até quando o assunto é cancelamento eles foram os primeiros.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Lennon certa vez confessou que sua ausência dos palcos tinha a ver com seu receio com o amadorismo da organização dos shows na época.
"Eu não me importaria de fazer [turnês], mas a parte da organização me assusta. Provavelmente, eu ganharia uma grana preta [para fazer uma turnê] — o que não seria nada mal; até porque meu dinheiro está todo retido na Inglaterra, não me deixam ficar com ele. Tem muita gente que quer que eu faça apresentações para caridade, só que quando eu topo, geralmente a coisa toda acaba sendo um fiasco e eu acabo tendo que carregar todo o show nas costas, sozinho."
"São poucos os que sabem como organizar um show adequadamente: a maioria acha que é só arrumar um nome famoso, que ele vai atrair o público e os produtores não vão precisar se preocupar com mais nada. Hoje em dia o pessoal me liga achando que se eu topar [Bob] Dylan e George [Harrison] também vão aparecer. Se Yoko aparece em algum lugar, o pessoal espera que automaticamente eu apareça… então por enquanto eu digo 'Que se dane!' [e fico em casa mesmo]."
Outro motivo pelo qual Lennon não era muito chegado em fazer shows era que ele ficava extremamente nervoso antes de subir ao palco. Acredite ou não! Em 1969, antes de se tornar um ex-beatle, Lennon tocou com sua banda solo Plastic Ono Band no Toronto Rock and Roll Revival. A apresentação foi lançada em vídeo, onde era possível ver ele vomitando de nervoso antes de subir ao palco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"


O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
O grande problema da música de John Lennon que ataca Paul McCartney, segundo o próprio
O álbum que John Lennon se arrependeu de lançar com Yoko Ono; "Quase arruinou tudo"
O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo filho de John Lennon e Yoko Ono
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
O gênero musical que John Lennon não suportava: "As pessoas ao redor dele..."
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
A alfinetada de John Lennon em George Harrison por um erro que lhe custou uma fortuna


