Nando Reis conta porque parceria com Beto Guedes não deu certo
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de dezembro de 2024
Em entrevista ao podcast Corredor 5, o cantor e compositor Nando Reis revelou detalhes de uma tentativa recente de parceria com Beto Guedes que não chegou a se concretizar. Segundo Nando, o processo, intermediado por Ian Guedes, filho de Beto, terminou em um desentendimento criativo.
"Recentemente, fiz uma parceria com o Beto Guedes, mas o processo não saiu como esperado. Quem intermediou o contato foi o Ian, filho dele. Eu já tinha feito uma letra para o Ian antes, e ele falou: ‘Vou passar para o meu pai’", explicou Nando.
O cantor contou que recebeu uma base musical já estruturada, com melodia e letra completas, algo incomum em colaborações. "Ele enviou uma base musical já com arranjo, uma melodia muito clara e uma letra. A princípio, eu achei estranho, porque ele disse: ‘Essa letra é para você cantar essas palavras em cima da base, para entender exatamente a métrica’. Mas era uma letra completa, com começo, meio e fim."
Mesmo surpreso, Nando interpretou a proposta como uma sugestão para desenvolver a música a partir daquele material. "Entendi que, para ele, a letra original era apenas uma sugestão temática. Aproveitei algumas coisas, especialmente o primeiro verso, e desenvolvi para trazer para o meu universo, para o meu vocabulário. Fiz escolhas dentro daquele material."
No entanto, a reação de Beto à versão final trouxe um impasse. "Quando mandei a versão final para ele, veio a surpresa. Ele disse: ‘Mas que engraçado, essa palavra não era para ser usada’. Eu respondi: ‘Mas poxa, essa palavra é tão bonita e estava na letra original. Achei que ela fazia parte do espírito da canção’. Percebi que ele ficou um pouco decepcionado, porque, para ele, aquela palavra específica tinha outra função."
Mesmo oferecendo ajustes, a parceria não avançou. "Falei: ‘Não se prenda a isso, ouça a letra, leia e veja se gosta do que está sendo dito no geral. Se não gostar, beleza, a gente refaz’. No fim, foi um processo trabalhoso, e nós acabamos não nos entendendo. Pode acontecer, né? É parte do processo criativo. E não vejo problema nenhum nisso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps