David Coverdale e John Sykes não se reuniram por causa do guitarrista, diz Marco Mendoza
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2025
O baixista Marco Mendoza revelou que esteve "bem perto" de reunir David Coverdale e John Sykes para um novo projeto musical. Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, do Whiplash.Net, ele contou que tentou reconectar os dois ex-integrantes do Whitesnake anos atrás, mas a reunião não se concretizou.
"Alguns anos atrás, tentei conectar John com David, para ser honesto, e simplesmente não funcionou. Passaram-se muitos anos e muita coisa aconteceu entre eles, acredito eu. Foi uma perda para nós, porque acho que se eles tivessem dedicado um tempo para se juntar, apenas para escrever uma música, uma turnê, isso poderia tê-los aproximado muito", afirmou Mendoza.
O baixista explicou que a forte personalidade de Sykes e o histórico entre ele e Coverdale dificultaram a reaproximação. Segundo Mendoza, cada projeto precisa de um líder claro, alguém que tome as decisões finais. "Se aprendi algo em qualquer projeto—grande, pequeno, médio, ou seja lá o que for—é que deve haver a palavra final, e ela deve vir de uma única pessoa. Deve haver o capitão do barco, do navio que está guiando."
Ainda assim, Mendoza fez esforços para que a reunião acontecesse. Ele chegou a conversar com Tommy Aldridge, baterista que também fez parte do Whitesnake, além de procurar tecladistas para a formação. O nome de Derek Sherinian foi cogitado, assim como o de Nick Green, que acabou falecendo antes que o projeto avançasse.

No entanto, John Sykes decidiu não seguir adiante, o que acabou encerrando as negociações. "Muitas coisas estavam acontecendo, mas porque John decidiu não prosseguir, isso se transformou em outra coisa", explicou Mendoza. Apesar disso, ele destacou a força da formação com Doug Aldrich, Reb Beach, Tommy Aldridge e Timothy Drury, que marcou uma fase importante da banda.
Mesmo sem ter conseguido reunir Sykes e Coverdale, Mendoza se orgulha de sua trajetória ao lado de grandes nomes do rock. Ele se apresenta no Brasil com sua banda solo no dia 7 de fevereiro, em São Paulo.
John Sykes e David Coverdale
Embora reconheça o talento de John Sykes, em 2023, David Coverdale havia deixado claro que não havia possibilidade de voltarem a trabalhar juntos. O vocalista do Whitesnake relembrou a parceria de sucesso nos anos 1980, mas destacou que a relação pessoal nunca funcionou.
"Você pode ouvir que havia mágica criativa nesse relacionamento, mas acabava no momento em que colocamos os microfones e os instrumentos de lado", afirmou Coverdale. Segundo ele, o rompimento definitivo aconteceu quando Sykes tentou tirá-lo da própria banda.
Apesar de uma breve reaproximação anos depois, Coverdale percebeu que a dinâmica entre eles não funcionaria novamente. "Eu havia mudado significativamente, e John tinha sido seu próprio patrão por tanto tempo, então isso nunca funcionaria", concluiu.
A morte de John Sykes
O guitarrista britânico John Sykes, conhecido por seu trabalho com Whitesnake, Thin Lizzy e Blue Murder, faleceu aos 65 anos após uma batalha contra o câncer em janeiro de 2025. A notícia foi confirmada por sua família em um comunicado oficial, destacando não apenas seu talento excepcional, mas também seu caráter gentil e carismático.
Com uma carreira marcante no hard rock, Sykes começou no Tygers Of Pan Tang antes de integrar o Thin Lizzy, onde gravou "Thunder and Lightning" (1983) e participou da turnê de despedida da banda. No Whitesnake, foi peça-chave nos álbuns "Slide It In" (1984) e "Whitesnake" (1987), que levou a banda ao estrelato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos


O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado
Antes do Whitecross, Rex Carroll quase foi do Whitesnake
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock


