Morte de Dimebag Darrell contribuiu para Iggor e Max Cavalera se reconciliarem
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de janeiro de 2025
O guitarrista/vocalista Max e o baterista Iggor Cavalera formam uma dupla muito importante e influente. Os dois irmãos, nascidos respectivamente em agosto de 1969 e setembro de 1970, são os membros fundadores do Sepultura, grupo que inseriu o nome do Brasil no mapa do Heavy Metal.
Sepultura - Mais Novidades
Uma verdadeira potência do Metal, o Sepultura é responsável por clássicos imortais do Metal, como "Beneath the Remains" (1989), "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996). Max e Iggor participaram de todos os álbuns aqui citados.
"Roots" fez muito sucesso, no entanto, o frontman deixou o quarteto durante a turnê de divulgação do trabalho em questão. A saída de Max foi motivada por desentendimentos com os demais integrantes da banda, inclusive seu irmão. Eles passaram os dez anos seguintes separados um do outro.

Os caminhos dos talentosos irmãos voltaram a se cruzar em 2006, quando o baterista deixou o Sepultura por incompatibilidade de ideias e desgaste. Após sair da banda, ele resolveu entrar em contato com Max.
De acordo com entrevista concedida por Iggor à Metal Hammer em 2008, a reconciliação foi motivada por muitos fatores. A morte de Dimebag Darrell, guitarrista do Pantera, foi uma dessas razões.
"Fiz isso por vários motivos. Havia motivos pessoais, motivos familiares, o fato de ele ser meu irmão. Eu não queria que meus filhos crescessem e não conhecessem Max. E também a situação do Dimebag afetou a mim e ao Max, porque conhecíamos bem os dois [os irmãos Vinnie Paul e Dimebag Darrell]. Isso nos fez pensar no que faríamos se isso acontecesse conosco. Não era uma situação agradável para me encontrar, então decidi ligar, independentemente do resultado."
Dimebag Darrell foi assassinado a tiros no dia 8 de dezembro de 2004, durante show do Damageplan realizado em Columbus, Ohio (EUA). Seu irmão, o baterista Vinnie Paul (falecido em 2018), presenciou a cena aterrorizante.
Iggor pegou o telefone e antes de falar com seu irmão, trocou uma ideia com sua cunhada, Gloria Cavalera (ex-empresária do Sepultura). A ligação pegou Max de surpresa.
"Ela simplesmente me entregou o telefone e disse: 'É o seu irmão’. Eu disse a ela depois: 'Cuidado da próxima vez que você fizer isso comigo, pode me dar um ataque cardíaco! Mas nós conversamos. Foi bom (...). Sabe, estou muito orgulhoso do meu irmão. Ele fez aquela ligação e não sabia se eu ia lhe dizer que nunca mais queria falar com ele. Isso me faz lembrar de um documentário que vi recentemente sobre Martin Luther King, em que ele diz que as piores coisas do mundo são aquelas que não são ditas."
Depois que se reconciliaram, Max e Iggor fundaram o Cavalera Conspiracy. Anos mais tarde, eles regravaram os primeiros trabalhos do Sepultura: "Bestial Devastation", "Morbid Visions" e "Schizophrenia". As releituras podem ser ouvidas via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


30 bandas de thrash metal do mundo todo em 1 vídeo
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
O melhor disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
O pior disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou a salvar a carreira (e a vida) de Max Cavalera
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
Por que Sepultura deixou megahit por anos fora do show, segundo Andreas Kisser
Iggor Cavalera jogou cinzas da mãe na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo


