A música que foi criada para ser o primeiro hit do Metallica, mas falhou miseravelmente
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de janeiro de 2025
Com mais de 40 anos de história, o Metallica produziu uma boa quantidade de clássicos, principalmente na primeira década de sua trajetória. "Fade to Black", "Creeping Death", "Master of Puppets", "One", "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" são algumas das obras do quarteto que se tornaram hinos atemporais.
O catálogo musical do Metallica também apresenta composições que não fizeram tanto sucesso. É o caso de "Escape", faixa número seis de "Ride the Lightning", segundo disco de estúdio do grupo, lançado em julho de 1984.

A tentativa que foi um grande erro
Curiosamente, "Escape" foi a tentativa do Metallica de emplacar um hit. No entanto, a música não funcionou, como afirma Flemming Rasmussen, produtor de "Ride the Lightning", em trecho do livro "Birth School Metallica Death" (via Songfacts).
"Eles fizeram a música 'Escape', que deveria ser seu primeiro single. Grande erro. Acho que eles gravaram a música para tentar conseguir algum tipo de intervalo comercial. Eles não perceberam que isso era uma perda total de tempo."
Em uma entrevista concedida ao Rock Talk (via Ultimate Guitar), Fleming falou mais sobre "Escape". O produtor afirmou que na época, o Metallica queria ser contratado por uma gravadora de grande porte.
"Eles estavam na Megaforce e queriam desesperadamente entrar em uma grande gravadora. Então, foi uma forma de agradar a uma grande gravadora sem saber o que eles realmente queriam, já que não tinham ninguém para fazer o jogo. (...) [A música] foi escrita mais ou menos para agradar a uma futura grande gravadora, para que eles pudessem lançar um single e talvez tentar chamar a atenção.
Mas o que aconteceu depois foi que, quando eles conseguiram o contrato com uma grande gravadora [Elektra], foi porque o álbum vendeu muito bem, principalmente por causa de 'Ride the Lightning' e 'Creeping Death' e músicas como essas. Depois disso, eles disseram: 'Nunca mais tentaremos agradar a ninguém além de nós mesmos’."
"Escape" foi escrita no estúdio
"Escape" foi escrita enquanto o Metallica estava no estúdio, gravando "Ride the Lightning". O guitarrista/vocalista James Hetfield relembrou o processo de composição da obra durante entrevista ao canal Sopitas.
"[‘Ride the Lightning’] foi a primeira vez que escrevemos uma música no estúdio. Lembro que tínhamos todas as músicas e Lars [Ulrich, baterista] disse: 'Eles querem que a gente grave mais uma, precisam de mais uma para o álbum'. Eu falei: ‘Você não me disse isso...' Então, tivemos que escrever e foi realmente de última hora. Então, 'Escape' foi uma daquelas músicas que foram escritas no estúdio."
As rádios ignoraram "Escape"
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, fez comentários sobre "Escape" quando falou com a Guitar World em 2016. Segundo o músico, as rádios ignoraram não apenas "Escape", mas todas as outras faixas de "Ride the Lightning".
"Na época, pensamos em escrever uma música que fosse um pouco mais acessível, melódica e menos metal (...). A música foi basicamente uma tentativa de escrever algo que chamasse a atenção das rádios. Mas isso nunca aconteceu conosco. Eles ignoraram essa música... junto com todo o resto [do disco]."
"A música que nunca quisemos tocar ao vivo"
Aparentemente, James Hetfield não é fã de "Escape". Ao menos ele deixou isso claro no dia 23 de junho de 2012, quando o Metallica tocou em Atlantic City (New Jersey, EUA).
"A música que nunca quisemos tocar ao vivo, nunca, está agora no setlist", disse Hetfield, antes de começar a tocar "Escape". Essa foi a primeira e última vez que a canção apareceu em uma apresentação do Metallica.
"Quando tocamos 'Escape' no Orion Fest, concordamos coletivamente por que nunca tocamos essa música: Não é uma música muito boa para tocar ao vivo", disse Kirk à Rolling Stone. De fato, ele e seus parceiros nunca mais tocaram a música que foi criada para ser o primeiro hit do Metallica, mas falhou miseravelmente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
O clássico do thrash metal que fez Prika Amaral, da Nervosa, querer tocar guitarra
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen


Por quantos segundos cada título de música do Metallica é cantado em sua própria letra?
Dave Mustaine diz que conseguiu a vaga no Metallica sem precisar tocar nada
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Como "Nothing Else Matters", do Metallica, marcou um momento decisivo da vida de Miley Cyrus
Quando o Metallica procurou vocal com anúncio em revista; "com raça, coragem e bagunceiro"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy Metal
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate


