A música que foi criada para ser o primeiro hit do Metallica, mas falhou miseravelmente
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de janeiro de 2025
Com mais de 40 anos de história, o Metallica produziu uma boa quantidade de clássicos, principalmente na primeira década de sua trajetória. "Fade to Black", "Creeping Death", "Master of Puppets", "One", "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" são algumas das obras do quarteto que se tornaram hinos atemporais.
O catálogo musical do Metallica também apresenta composições que não fizeram tanto sucesso. É o caso de "Escape", faixa número seis de "Ride the Lightning", segundo disco de estúdio do grupo, lançado em julho de 1984.

A tentativa que foi um grande erro
Curiosamente, "Escape" foi a tentativa do Metallica de emplacar um hit. No entanto, a música não funcionou, como afirma Flemming Rasmussen, produtor de "Ride the Lightning", em trecho do livro "Birth School Metallica Death" (via Songfacts).
"Eles fizeram a música 'Escape', que deveria ser seu primeiro single. Grande erro. Acho que eles gravaram a música para tentar conseguir algum tipo de intervalo comercial. Eles não perceberam que isso era uma perda total de tempo."
Em uma entrevista concedida ao Rock Talk (via Ultimate Guitar), Fleming falou mais sobre "Escape". O produtor afirmou que na época, o Metallica queria ser contratado por uma gravadora de grande porte.
"Eles estavam na Megaforce e queriam desesperadamente entrar em uma grande gravadora. Então, foi uma forma de agradar a uma grande gravadora sem saber o que eles realmente queriam, já que não tinham ninguém para fazer o jogo. (...) [A música] foi escrita mais ou menos para agradar a uma futura grande gravadora, para que eles pudessem lançar um single e talvez tentar chamar a atenção.
Mas o que aconteceu depois foi que, quando eles conseguiram o contrato com uma grande gravadora [Elektra], foi porque o álbum vendeu muito bem, principalmente por causa de 'Ride the Lightning' e 'Creeping Death' e músicas como essas. Depois disso, eles disseram: 'Nunca mais tentaremos agradar a ninguém além de nós mesmos’."
"Escape" foi escrita no estúdio
"Escape" foi escrita enquanto o Metallica estava no estúdio, gravando "Ride the Lightning". O guitarrista/vocalista James Hetfield relembrou o processo de composição da obra durante entrevista ao canal Sopitas.
"[‘Ride the Lightning’] foi a primeira vez que escrevemos uma música no estúdio. Lembro que tínhamos todas as músicas e Lars [Ulrich, baterista] disse: 'Eles querem que a gente grave mais uma, precisam de mais uma para o álbum'. Eu falei: ‘Você não me disse isso...' Então, tivemos que escrever e foi realmente de última hora. Então, 'Escape' foi uma daquelas músicas que foram escritas no estúdio."
As rádios ignoraram "Escape"
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, fez comentários sobre "Escape" quando falou com a Guitar World em 2016. Segundo o músico, as rádios ignoraram não apenas "Escape", mas todas as outras faixas de "Ride the Lightning".
"Na época, pensamos em escrever uma música que fosse um pouco mais acessível, melódica e menos metal (...). A música foi basicamente uma tentativa de escrever algo que chamasse a atenção das rádios. Mas isso nunca aconteceu conosco. Eles ignoraram essa música... junto com todo o resto [do disco]."
"A música que nunca quisemos tocar ao vivo"
Aparentemente, James Hetfield não é fã de "Escape". Ao menos ele deixou isso claro no dia 23 de junho de 2012, quando o Metallica tocou em Atlantic City (New Jersey, EUA).
"A música que nunca quisemos tocar ao vivo, nunca, está agora no setlist", disse Hetfield, antes de começar a tocar "Escape". Essa foi a primeira e última vez que a canção apareceu em uma apresentação do Metallica.
"Quando tocamos 'Escape' no Orion Fest, concordamos coletivamente por que nunca tocamos essa música: Não é uma música muito boa para tocar ao vivo", disse Kirk à Rolling Stone. De fato, ele e seus parceiros nunca mais tocaram a música que foi criada para ser o primeiro hit do Metallica, mas falhou miseravelmente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Na GloboNews - Quem nunca dançou as músicas da "tecnobrega" Bonnie Tyler "descendo até o chão"?
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
O álbum dos anos 80 que "codificou o metal", segundo a Louder
O motivo pelo qual James Hetfield nunca fez carreira solo


