A música que foi criada para ser o primeiro hit do Metallica, mas falhou miseravelmente
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de janeiro de 2025
Com mais de 40 anos de história, o Metallica produziu uma boa quantidade de clássicos, principalmente na primeira década de sua trajetória. "Fade to Black", "Creeping Death", "Master of Puppets", "One", "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" são algumas das obras do quarteto que se tornaram hinos atemporais.
O catálogo musical do Metallica também apresenta composições que não fizeram tanto sucesso. É o caso de "Escape", faixa número seis de "Ride the Lightning", segundo disco de estúdio do grupo, lançado em julho de 1984.

A tentativa que foi um grande erro
Curiosamente, "Escape" foi a tentativa do Metallica de emplacar um hit. No entanto, a música não funcionou, como afirma Flemming Rasmussen, produtor de "Ride the Lightning", em trecho do livro "Birth School Metallica Death" (via Songfacts).
"Eles fizeram a música 'Escape', que deveria ser seu primeiro single. Grande erro. Acho que eles gravaram a música para tentar conseguir algum tipo de intervalo comercial. Eles não perceberam que isso era uma perda total de tempo."
Em uma entrevista concedida ao Rock Talk (via Ultimate Guitar), Fleming falou mais sobre "Escape". O produtor afirmou que na época, o Metallica queria ser contratado por uma gravadora de grande porte.
"Eles estavam na Megaforce e queriam desesperadamente entrar em uma grande gravadora. Então, foi uma forma de agradar a uma grande gravadora sem saber o que eles realmente queriam, já que não tinham ninguém para fazer o jogo. (...) [A música] foi escrita mais ou menos para agradar a uma futura grande gravadora, para que eles pudessem lançar um single e talvez tentar chamar a atenção.
Mas o que aconteceu depois foi que, quando eles conseguiram o contrato com uma grande gravadora [Elektra], foi porque o álbum vendeu muito bem, principalmente por causa de 'Ride the Lightning' e 'Creeping Death' e músicas como essas. Depois disso, eles disseram: 'Nunca mais tentaremos agradar a ninguém além de nós mesmos’."
"Escape" foi escrita no estúdio
"Escape" foi escrita enquanto o Metallica estava no estúdio, gravando "Ride the Lightning". O guitarrista/vocalista James Hetfield relembrou o processo de composição da obra durante entrevista ao canal Sopitas.
"[‘Ride the Lightning’] foi a primeira vez que escrevemos uma música no estúdio. Lembro que tínhamos todas as músicas e Lars [Ulrich, baterista] disse: 'Eles querem que a gente grave mais uma, precisam de mais uma para o álbum'. Eu falei: ‘Você não me disse isso...' Então, tivemos que escrever e foi realmente de última hora. Então, 'Escape' foi uma daquelas músicas que foram escritas no estúdio."
As rádios ignoraram "Escape"
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, fez comentários sobre "Escape" quando falou com a Guitar World em 2016. Segundo o músico, as rádios ignoraram não apenas "Escape", mas todas as outras faixas de "Ride the Lightning".
"Na época, pensamos em escrever uma música que fosse um pouco mais acessível, melódica e menos metal (...). A música foi basicamente uma tentativa de escrever algo que chamasse a atenção das rádios. Mas isso nunca aconteceu conosco. Eles ignoraram essa música... junto com todo o resto [do disco]."
"A música que nunca quisemos tocar ao vivo"
Aparentemente, James Hetfield não é fã de "Escape". Ao menos ele deixou isso claro no dia 23 de junho de 2012, quando o Metallica tocou em Atlantic City (New Jersey, EUA).
"A música que nunca quisemos tocar ao vivo, nunca, está agora no setlist", disse Hetfield, antes de começar a tocar "Escape". Essa foi a primeira e última vez que a canção apareceu em uma apresentação do Metallica.
"Quando tocamos 'Escape' no Orion Fest, concordamos coletivamente por que nunca tocamos essa música: Não é uma música muito boa para tocar ao vivo", disse Kirk à Rolling Stone. De fato, ele e seus parceiros nunca mais tocaram a música que foi criada para ser o primeiro hit do Metallica, mas falhou miseravelmente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
O pior disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
Novo disco do Soulfly tem música dedicada a falecido ícone do metal extremo
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
Novo álbum do Blind Guardian será mais "melódico das antigas", diz Hansi Kürsch

As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
O que Metallica aprendeu sobre compor com Soundgarden, segundo James Hetfield
Ouça a versão do Testament para "Seek & Destroy", do Metallica
As 20 melhores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer
Lars Ulrich revela a música do Deep Purple que o marcou para sempre na infância
A relação do "Black Album" do Metallica e do grunge com o declínio do thrash metal
A música "das antigas" que Metal Hammer considera uma das piores do Metallica
A melhor música do melhor disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
A pior música do pior disco do Metallica, de acordo com o Heavy Consequence
As músicas do Metallica que o finado Kurt Cobain mais gostava
A música do Metallica que Elton John considera uma das melhores da história


