Engenheiros do Hawaii: conheça boas histórias sobre o sucesso "Infinita Highway"
Por Helton Grunge
Postado em 14 de janeiro de 2025
Uma música que começou a ser escrita por um adolescente e acabou se tornando um dos maiores sucessos do Rock Nacional de todos os tempos. Isso foi o que aconteceu com a música Infinita Highway, faixa que está no álbum A Revolta dos Dândis (1987), segundo trabalho de estúdio dos Engenheiros do Hawaii.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Quando começou a escrever a letra, Humberto Gessinger era apenas um adolescente. Talvez nem tivesse passado por sua cabeça que um dia ela estaria nas rádios de todo o Brasil; até porque os Engenheiros do Hawaii foram criados para durar apenas um show e, mesmo assim, tiveram uma carreira duradoura e de sucesso.
Mesmo a letra sendo escrita (pelo menos seu esboço) quando Gessinger era apenas um adolescente, a faixa não esteve presente no álbum de estreia dos Engenheiros, o Longe Demais das Capitais (1986). Tudo na carreira da banda aconteceu muito rápido, eles não esperavam o sucesso, nem esperavam que a banda passaria daquele primeiro show em 1985 em um sarau de universidade. Mas, quando receberam o convite para gravarem o primeiro disco, resolveram criar músicas especificamente para este lançamento. Sendo assim, só depois, quando iriam começar a trabalhar em algo novo, Humberto decidiu revisitar letras antigas e esboços que anotava em seus cadernos. E lá estava a Infinita Highway, ou pelo menos parte dela.
A música tem algumas inspirações distintas. Dentre elas, a estrada que ligava Porto Alegre até o litoral, estrada que eles chamavam de Freeway. Além disso, a letra também tem inspiração no sertanejo: Longa Estrada da Vida de Milionário & José Rico. A música sertaneja faz uma alegoria, comparando a vida a uma estrada. Na letra de Gessinger, a ideia era basicamente a mesma.
Quando Augusto Licks (o guitarrista) fora convidado para fazer parte dos Engenheiros, o repertório do álbum já estava quase todo composto e alinhado. Gessinger e Maltz passaram um tempo ensaiando a obra apenas em dois, o que fez com que grande parte dos arranjos de baixo do álbum preenchessem grande parte da música. Gessinger deixou claro em entrevistas que isso ocorreu porque ele precisava preencher mais o som para ficar mais fácil para encontrar a melodia quando ensaiavam apenas em baixo, voz e bateria. Com isso, quando Licks começou a fazer parte do projeto, teve que pensar muito em como conseguir preencher os espaços restantes com sua guitarra. Ele deixou bem claro que isso não fora uma tarefa fácil e como ele já entrou na banda prestes a gravar o álbum, passava a maior parte dos dias criando os melhores arranjos possíveis.
Mesmo com toda a pressão que o guitarrista sentia, ele conseguiu entregar um ótimo trabalho: as linhas de guitarra do álbum todo são muito boas, mas principalmente as linhas de guitarra da faixa Infinita Highway.
O canal Júlio Ettore no Youtube fez uma matéria falando mais sobre o trabalho. Quer saber mais detalhes sobre esta grande faixa dos Engenheiros do Hawaii? Então clique abaixo!
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP

Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O intelectual francês que liga Eloy Casagrande do Slipknot a Humberto Gessinger


