O falecido vocalista do Alice in Chain, Layne Staley, terá diários publicados como livro
Por André Garcia
Postado em 20 de fevereiro de 2025
O grunge foi um subgênero do rock composto por almas atormentadas que transformavam seu sofrimento psicológico em pérolas musicais que brilhavam nas paradas.
Se pegarmos as bandas Soundgarden, Mother Love Bone, Nirvana, Temple of the Dog, Alice in Chains, Pearl Jam e Stone Temple Pilots… o único vocalista que sobrou para contar história foi Eddie Vedder.
Alice In Chains - Mais Novidades

O vocalista do Alice in Chains, Layne Staley, morreu de overdose em 2002 após uma longa batalha contra a heroína — que o destruiu mental e fisicamente, e levou a banda a encerrar suas atividades. Ao longo de sua trajetória ele, que sofria muito com a solidão, usava um diário para botar para fora tudo aquilo que ele não tinha a quem confidenciar.
Agora, conforme publicado pela Far Out Magazine, os diários de Layne serão publicados como um livro de 176 páginas pela editora Weldon Owen em parceria com a Simon and Schuster.
A editora definiu a publicação:
"[O livro conterá] letras manuscritas, poemas profundamente pessoais, obras originais impressionantes, fotos raras e homenagens de fãs. Pela primeira vez, essa impressionante compilação revela o lado profundamente pessoal e criativo do lendário vocalista do Alice in Chains. Por meio de poesias nunca antes vistas, letras escritas à mão, rabiscos íntimos e anotações sinceras, os pensamentos e as emoções interiores de Layne ganham vida, oferecendo um vislumbre da mente de um gênio musical que definiu uma geração."

Em sua sinopse o livro promete trazer à tona muita coisa sobre aquele que foi um dos mais misteriosos rockstars dos anos 90:
"Através dos rabiscos e reflexões sinceras de Layne, há uma janela para as profundezas emocionais de um homem que deu muito de si para sua arte e seus fãs, mesmo enquanto lutava com suas próprias batalhas."
"Tanto para os fãs novos quanto para os das antigas, é uma oportunidade de se conectar com a arte e a humanidade de Layne de uma forma que nunca foi possível antes. Sua história, contada por meio de suas próprias palavras, criações e as vidas que ele mudou para sempre, é um testemunho do poder duradouro da música, da arte e do espírito humano."
Layne Staley foi um membro fundador do Alice in Chain, formado em 1987. Assim como o Nirvana e Jimi Hendrix, o AiC lançou apenas três álbuns de estúdio que somados venderam mais de 10 milhões de cópias. O último deles, autointitulado, lançado em 1995, foi o único a chegar ao topo das paradas dos Estados Unidos.

Por conta do vício de seu vocalista a banda, quando fez seu último show, em 1996 no MTV Unplugged, já estava há dois anos sem fazer turnê. E depois dali ele abandonou a carreira.
Pouco se sabe sobre os últimos anos de Staley, vividos por ele de forma totalmente reclusa. Mesmo seus colegas de banda pouco sabem do que se passou com ele nessa época.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps