O guitarrista fabuloso mas pouco conhecido que era um dos favoritos de Randy Rhoads
Por Bruce William
Postado em 12 de fevereiro de 2025
Randy Rhoads foi um dos guitarristas mais talentosos e influentes da história do heavy metal, combinando técnica apurada, influência da música clássica e um estilo próprio que marcou sua curta, mas brilhante carreira. Seu trabalho com Ozzy Osbourne nos álbuns "Blizzard of Ozz" (1980) e "Diary of a Madman" (1981) ajudou a redefinir a sonoridade do gênero, inspirando gerações de músicos. Mas mesmo com seu talento reconhecido, Randy nunca deixou de exaltar aqueles que o influenciaram, incluindo um nome que muitos fãs talvez não esperassem.
Randy Rhoads - Mais Novidades
Em entrevista à Guitar World em 1982, uma das últimas entrevistas concedidas por Randy, publicada na edição de maio de 1982, dois meses após sua morte, ele revelou sua admiração por Leslie West, guitarrista e vocalista do Mountain. Para ele, West era um dos poucos músicos que conseguiam unir elementos da música clássica com uma pegada visceral.
"Leslie West era um dos meus favoritos porque usava elementos clássicos com feeling - ele era melódico, mas agressivo", afirmou. "A maior parte do heavy metal não é muito melódica, em essência. Geralmente é em tom menor, então você pode usar muitas terças menores nas quebradas do solo. Aquilo automaticamente soa clássico."
Randy também falou sobre como seu próprio estilo se inclinava mais para o lado melódico, resultado de sua formação musical e das aulas de violão clássico que fazia paralelamente ao rock. "Meus solos são mais como escalas rolantes do que o chamado-e-resposta dos riffs de blues. O Quiet Riot tocava músicas com muitas mudanças. Eu costumava analisar a progressão de acordes e avaliar minhas possibilidades. Se eu não gostasse do que eu tinha a meu dispor, eu tocava a coisa mais diferente possível."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
O erro cometido pelo Pink Floyd e pelo Oasis em seu auge, que condenou o futuro de ambos
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam



O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
Os maiores guitarristas de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde


