Randy Rhoads exaltou Leslie West ao falar sobre misturar heavy metal e música clássica
Por André Garcia
Postado em 15 de janeiro de 2023
O prodígio guitarrista Randy Rhoads entrou na vida de Ozzy Osbourne após sua demissão do Black Sabbath, em 1979. No ano seguinte, o Mad Man fez sua triunfal estreia como artista solo com "Blizzard of Ozz" (1980), cujo sucesso em muito se deve a suas brilhantes contribuições.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Em 1982, após o lançamento de "Diary of a Mad Man" (1981), ele deu uma esclarecedora entrevista para a Guitar World. Entre outras coisas, ele falou sobre a mistura de heavy metal com música clássica, exaltando Leslie West — guitarrista e vocalista do Mountain:
"A maior parte do heavy metal não é muito melódica, em essência. Geralmente é em tom menor, então você pode usar muitas terças menores nas quebradas do solo. Aquilo automaticamente soa clássico."
"Leslie West era um dos meus [guitarristas] favoritos, porque usava elementos clássicos com feeling — ele era melódico, mas agressivo. Meus solos são mais como escalas rolantes do que o chamado-e-resposta dos riffs de blues. O Quiet Riot tocava músicas com muitas mudanças. Eu costumava analisar a progressão [de acordes] e avaliar minhas possibilidades. Se eu não gostasse do que eu tinha a meu dispor, eu tocava a coisa mais diferente possível."
"O principal é deixar rolar, não ir com muita sede ao pote. Você tem que conhecer seu próprio estilo. Sinto que muito do meu estilo está mais inclinado para o melódico. Fazer aula de [violão] clássico me deu muitas ideias para transformar em solos. Tudo é totalmente diferente para mim agora. Eu costumava estudar e dar aulas o dia todo, tinha um contato constante com a música, novas ideias entravam e saíam de meu cérebro o tempo todo. [Agora] passando tanto tempo na estrada, aquele input acabou, e eu estou preocupado com isso."
Essa entrevista foi uma das últimas dadas por Randy Rhoads, publicada na edição de maio, dois meses após sua morte. Ele morreu aos 25 anos em 19 de março de 1982, em um acidente aéreo durante a turnê de "Diary of a Mad Man". Ozzy o homenageou cinco anos depois lançando o álbum ao vivo "Tribute to Randy Rhoads" (1987), contendo gravações de 1981. Mesmo com o passar das décadas, até hoje ele é reverenciado como um dos mais influentes guitarristas do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps