O megahit do Deep Purple que Adrian Smith não conseguia tocar quando era moleque
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de março de 2025
Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden, revelou em entrevista ao Sonic Perspectives (via Ultimate Guitar) que tentou, mas não conseguiu tocar um dos clássicos mais icônicos do Deep Purple na juventude. A música em questão era "Highway Star", conhecida pelos solos velozes de Richie Blackmore, e que virou um marco para os guitarristas aspirantes dos anos 1970.
Iron Maiden - Mais Novidades

"Gosto do Blackmore, mas não tinha como, sendo moleque, tocar ‘Highway Star’", disse Smith. "Acho que ele foi o mais próximo de um shredder naquela época. Hoje é comum ver guitarristas muito rápidos, mas, nos anos 1970, ele era o shredder."
Apesar da admiração, Smith contou que sua formação musical seguiu outro rumo. "A gente começou tocando Stones, Beatles, até Chuck Berry. Era um som baseado no blues. Davey [Murray] conhecia todos os licks do Chuck Berry. Eu fui mais influenciado pela segunda geração do blues, como Paul Kossoff, os caras do Thin Lizzy e Michael Schenker."
Smith afirmou que nunca teve interesse em ser um guitarrista técnico ao estilo shredder. "Sou mais melódico. Gosto do espaço, gosto do sentimento. É isso que tento passar."

O guitarrista também comentou a técnica de Richie Kotzen, seu parceiro no projeto Smith/Kotzen. "Às vezes uso aquele som encorpado que vem ao tocar com os dedos, mas a velocidade com que ele faz aquilo é inacreditável. Já vi ele gravando solos e não sei como consegue. Para mim, é voodoo."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps