Porcupine Tree deve gravar mais um disco, revela Steven Wilson
Por João Renato Alves
Postado em 24 de março de 2025
O inesperado retorno do Porcupine Tree e o álbum "Closure/Continuation" (2022) deixaram boas impressões em Steven Wilson. Após muitos anos negando uma retomada da banda, o vocalista e multi-instrumentista parece ter gostado da experiência. Em entrevista ao Innerviews, via Metal Injection, ele deixou em aberto a possibilidade de mais.
Porcupine Tree - Mais Novidades
"Sendo honesto, é um pouco cedo para dizer algo em definitivo. O Porcupine Tree chegou a um ponto em que não queremos tentar fazer nada além de ser nós mesmos. Não queremos nos preocupar com o que as pessoas esperam de nós — não que alguma vez tenhamos nos preocupado. Estamos curtindo o processo. Adoro trabalhar com Gavin Harrison e Richard Barbieri."
O fato de ter uma carreira solo estabelecida também ajudou o artista a ser mais aberto a trabalhar em grupo. "Hoje sou muito mais capaz de fazer parte de uma banda democrática, de uma forma que não era antigamente. Costumava sentir a necessidade de controlar mais. Agora, não sinto. Na verdade, aprecio a ideia de abrir mão do controle e talvez não conseguir o que quero o tempo todo. Estou aberto a não necessariamente fazer as coisas do jeito que eu mesmo faria."
Sendo assim, teremos mais material do grupo? "Acho que o Porcupine Tree daqui para frente não será incrivelmente prolífico. Podemos não fazer turnês novamente. Mas acho que definitivamente faremos pelo menos mais um disco. Pode até ser o próximo projeto, possivelmente. Mas isso é tudo o que posso dizer no momento."
Além de um novo álbum, há outro projeto envolvendo a banda. "Tenho conversado sobre fazer um box set ao vivo do Porcupine Tree, porque praticamente todos os shows que fizemos foram gravados. Mas seria um trabalho enorme compilar de 12 a 15 shows que representassem cada fase da banda da melhor forma possível. Seria um trabalho de três a quatro meses. Quando vou fazer isso? Acho que é algo para se trabalhar eventualmente, em um momento que darei passo para trás em relação a novos lançamentos. E como você vê, isso não está acontecendo agora."
No último dia 14 de março, Steven Wilson lançou "Overview", seu oitavo álbum solo. O trabalho conta com duas faixas em quase 42 minutos de duração. Apesar da proposta anticomercial, o disco chegou ao topo da parada alemã e ficou em terceiro lugar na do Reino Unido – também sendo número 1 na Escócia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"


De AC/DC até Porcupine Tree, os álbuns que mudaram a vida de Wolfgang Van Halen
A música épica do Porcupine Tree escrita para ser trilha sonora de filme


