Paul Di'Anno realmente foi preso? Qual a inspiração de "Running Free", clássico do Iron Maiden?
Por Ricardo Bellucci
Postado em 23 de março de 2025
O ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di'Anno, faleceu em outubro de 2024. Os dois álbuns de estreia do Maiden em que ele cantou, o autointitulado álbum de estreia de 1980 e o Killers de 1981 , estão recheados de músicas clássicas, e não menos importante, a lendária Running Free, a música que se tornaria o primeiro grande single do Iron Maiden. Em abril de 2024, Di'Anno contou, em uma entrevista à Metal Hammer, sobre a música que lançou uma das maiores bandas de metal.
Iron Maiden - Mais Novidades
O que inspirou a letra?
"É sobre liberdade, não dar a mínima. Não dar a mínima especialmente para a polícia. Não tenho um relacionamento muito bom com a polícia, nunca tive. Havia o futebol e uma associação com os Hells Angels, isso basta, sabe. Aos 16, você acha que é o centro do mundo, nada pode te parar, essas coisas todas. Como eu era aos 16? Eu era um babaca! Ha ha ha! Ainda sou. Não melhorei."
Quando ficou óbvio que Running Free era algo importante?
"Ficou óbvio bem cedo para mim que seria uma grande música. Ela tem esse refrão que as pessoas conseguiam cantar junto. Lembro-me de tocá-la no Top Of The Pops – fomos a primeira banda a tocar ao vivo desde o The Who. Veja bem, o som era horrível pra caralho – já deixei minha TV mais alta do que isso. Mas lembro-me [dos novos dândis românticos] Spandau Ballet nos observando do outro lado do estúdio. Eles pareciam aterrorizados pra caralho.
Na letra, você canta:'Passou a noite em uma prisão de Los Angeles'. Você realmente foi preso?
"Não em LA! Ha ha ha! Eu fui preso na primeira noite em que toquei ao vivo com o Iron Maiden, no The Swan em Hammersmith. Eu trabalhava em um lugar que recondicionava tambores de óleo, e você precisava de uma faca para tirar as tampas. Eu tinha ido direto do trabalho para o show, e eu tinha a faca na minha bolsa. Fomos ao pub, e a polícia decidiu que eles iriam invadir o lugar. Eles encontraram essa faca e me pegaram. Alguém disse ao empresário do Maiden Rod Smallwood, 'Ei, seu cantor foi levado para a delegacia.' Steve acabou cantando a maior parte do show. E eu consegui voltar a tempo para a última música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Ex-baterista do Paradise Lost adoeceu após pular em piscina insalubre na era "Draconian Times"
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Alissa White-Gluz relembra gravação improvisada que a transformou em vocalista
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher


O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Aposentadoria? Em 2025, Dave Murray demonstrou entusiasmo com o Iron Maiden
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Paul Di'Anno em 2005 sobre Bruce Dickinson: "Não tem a voz para me substituir"
O clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden


