Paul Di'Anno realmente foi preso? Qual a inspiração de "Running Free", clássico do Iron Maiden?
Por Ricardo Bellucci
Postado em 23 de março de 2025
O ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di'Anno, faleceu em outubro de 2024. Os dois álbuns de estreia do Maiden em que ele cantou, o autointitulado álbum de estreia de 1980 e o Killers de 1981 , estão recheados de músicas clássicas, e não menos importante, a lendária Running Free, a música que se tornaria o primeiro grande single do Iron Maiden. Em abril de 2024, Di'Anno contou, em uma entrevista à Metal Hammer, sobre a música que lançou uma das maiores bandas de metal.
Iron Maiden - Mais Novidades
O que inspirou a letra?
"É sobre liberdade, não dar a mínima. Não dar a mínima especialmente para a polícia. Não tenho um relacionamento muito bom com a polícia, nunca tive. Havia o futebol e uma associação com os Hells Angels, isso basta, sabe. Aos 16, você acha que é o centro do mundo, nada pode te parar, essas coisas todas. Como eu era aos 16? Eu era um babaca! Ha ha ha! Ainda sou. Não melhorei."
Quando ficou óbvio que Running Free era algo importante?
"Ficou óbvio bem cedo para mim que seria uma grande música. Ela tem esse refrão que as pessoas conseguiam cantar junto. Lembro-me de tocá-la no Top Of The Pops – fomos a primeira banda a tocar ao vivo desde o The Who. Veja bem, o som era horrível pra caralho – já deixei minha TV mais alta do que isso. Mas lembro-me [dos novos dândis românticos] Spandau Ballet nos observando do outro lado do estúdio. Eles pareciam aterrorizados pra caralho.
Na letra, você canta:'Passou a noite em uma prisão de Los Angeles'. Você realmente foi preso?
"Não em LA! Ha ha ha! Eu fui preso na primeira noite em que toquei ao vivo com o Iron Maiden, no The Swan em Hammersmith. Eu trabalhava em um lugar que recondicionava tambores de óleo, e você precisava de uma faca para tirar as tampas. Eu tinha ido direto do trabalho para o show, e eu tinha a faca na minha bolsa. Fomos ao pub, e a polícia decidiu que eles iriam invadir o lugar. Eles encontraram essa faca e me pegaram. Alguém disse ao empresário do Maiden Rod Smallwood, 'Ei, seu cantor foi levado para a delegacia.' Steve acabou cantando a maior parte do show. E eu consegui voltar a tempo para a última música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons

Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O conselho de Bruce Dickinson que ajudou Dave Mustaine na luta contra o câncer
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
O incomum hábito de Steve Harris que coloca pressão nas bandas de abertura do Maiden


