Paul Di'Anno realmente foi preso? Qual a inspiração de "Running Free", clássico do Iron Maiden?
Por Ricardo Bellucci
Postado em 23 de março de 2025
O ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di'Anno, faleceu em outubro de 2024. Os dois álbuns de estreia do Maiden em que ele cantou, o autointitulado álbum de estreia de 1980 e o Killers de 1981 , estão recheados de músicas clássicas, e não menos importante, a lendária Running Free, a música que se tornaria o primeiro grande single do Iron Maiden. Em abril de 2024, Di'Anno contou, em uma entrevista à Metal Hammer, sobre a música que lançou uma das maiores bandas de metal.
Iron Maiden - Mais Novidades
O que inspirou a letra?
"É sobre liberdade, não dar a mínima. Não dar a mínima especialmente para a polícia. Não tenho um relacionamento muito bom com a polícia, nunca tive. Havia o futebol e uma associação com os Hells Angels, isso basta, sabe. Aos 16, você acha que é o centro do mundo, nada pode te parar, essas coisas todas. Como eu era aos 16? Eu era um babaca! Ha ha ha! Ainda sou. Não melhorei."
Quando ficou óbvio que Running Free era algo importante?
"Ficou óbvio bem cedo para mim que seria uma grande música. Ela tem esse refrão que as pessoas conseguiam cantar junto. Lembro-me de tocá-la no Top Of The Pops – fomos a primeira banda a tocar ao vivo desde o The Who. Veja bem, o som era horrível pra caralho – já deixei minha TV mais alta do que isso. Mas lembro-me [dos novos dândis românticos] Spandau Ballet nos observando do outro lado do estúdio. Eles pareciam aterrorizados pra caralho.
Na letra, você canta:'Passou a noite em uma prisão de Los Angeles'. Você realmente foi preso?
"Não em LA! Ha ha ha! Eu fui preso na primeira noite em que toquei ao vivo com o Iron Maiden, no The Swan em Hammersmith. Eu trabalhava em um lugar que recondicionava tambores de óleo, e você precisava de uma faca para tirar as tampas. Eu tinha ido direto do trabalho para o show, e eu tinha a faca na minha bolsa. Fomos ao pub, e a polícia decidiu que eles iriam invadir o lugar. Eles encontraram essa faca e me pegaram. Alguém disse ao empresário do Maiden Rod Smallwood, 'Ei, seu cantor foi levado para a delegacia.' Steve acabou cantando a maior parte do show. E eu consegui voltar a tempo para a última música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
O clássico do metalcore que fez garotas começarem a ir a shows do Killswitch Engage
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"

As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista
A sincera opinião de um nativo indígena sobre "Run to the Hills" do Iron Maiden


