A música feita para homenagear Marilyn Monroe (e Princesa Diana) que impactou James Hetfield
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de março de 2025
Com mais de meio século de carreira, o inglês Elton John é um dos maiores artistas do Século XX. Durante a sua longa e respeitável trajetória, o icônico cantor/pianista/compositor gravou músicas inesquecíveis, que marcaram muitas pessoas e passaram muito bem pelo teste do tempo.
Metallica - Mais Novidades
Uma das canções de Elton John que marcou época é a maravilhosa e triste "Candle in the Wind", segunda faixa de "Goodbye Yellow Brick Road", álbum lançado em 1973. Essa música homenageia Norma Jeane Mortenson, atriz americana mais conhecida como Marilyn Monroe, falecida em agosto de 1962.
A letra de "Candle in the Wind" foi escrita pelo parceiro musical de Elton John, Bernie Taupin. Em nota publicada no site Songfacts, Bernie falou sobre o conteúdo lírico da canção.
"Acho que o maior equívoco em relação a 'Candle in the Wind' é que eu era um fanático por Marilyn Monroe, o que não poderia estar mais longe da verdade. Não é que eu não tivesse respeito por ela. Só que a música poderia muito bem ter sido sobre James Dean ou Jim Morrison, Kurt Cobain. Poderia ter sido sobre Sylvia Plath ou Virginia Woolf. Basicamente, qualquer pessoa, qualquer escritor, ator, atriz ou músico que tenha morrido jovem e tenha se tornado esse retrato icônico de Dorian Gray, aquela coisa em que eles simplesmente pararam de envelhecer. É uma beleza congelada no tempo."
Décadas depois da morte de Marilyn Monroe, mais precisamente no dia 31 de agosto de 1997, a Princesa Diana morreu em um acidente automobilístico. Elton foi convidado a tocar no funeral da "princesa do povo", e apresentou uma versão renovada de "Candle in the Wind", batizada como "Goodbye England's Rose".
"O que estava passando pela minha mente era 'Não cante uma nota errada. Seja estóico. Não desmorone e apenas faça o melhor que puder, sem demonstrar qualquer emoção.' Meu coração estava batendo bastante, devo dizer", revelou Elton John, em uma matéria publicada no site da Deutsche Welle.
"Candle in the Wind" é uma composição muito tocante, que está na lista das 10 preferidas de James Hetfield. O guitarrista/vocalista do Metallica contou que gosta muito da música abordada nesta nota durante uma entrevista concedida à Rolling Stone (via Blabbermouth) em 2004.
"‘Saturday Night's Alright (For Fighting)' era mais o meu estilo, mas poucas músicas conseguem superar essa melodia", comentou o frontman.
A lista das músicas preferidas de James Hetfield incluiu temas gravados por outros grandes nomes do rock e do metal. Confira abaixo a seleção completa.
"Free Bird" - Lynyrd Skynyrd
"Stairway to Heaven" - Led Zeppelin
"Jailhouse Rock" - Elvis Presley
"Behind Blue Eyes" - The Who
"Candle in the Wind" - Elton John
"God Only Knows" - The Who
"Yesterday" - The Beatles
"Black Sabbath" - Black Sabbath
"Smells Like Teen Spirit" - Nirvana
"The Boys Are Back in Town" - Thin Lizzy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra


Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Debandados: saíram de uma banda e formaram outras de igual pra melhor
MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy Metal


