Engenheiros do Hawaii - como tudo começou
Por Helton Grunge
Postado em 28 de abril de 2025
De uma brincadeira de faculdade a uma das maiores banda do Rock Nacional: essa é a trajetória dos Engenheiros do Hawaii, banda que surgiu nos anos 80 e que encerrou suas atividades em 2009 tendo Humberto Gessinger como seu grande líder.
A banda conquistou muito sucesso já com seu segundo álbum e se manteve no mainstream por bastante tempo. O engraçado é que o início da banda foi uma brincadeira e até o nome da banda revela isso: "engenheiros do Hawaii" era o apelido que os estudantes de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (onde estudavam Gessinger e Maltz) deram para quem fazia Engenharia por lá; o motivo é que, mesmo sendo uma cidade onde não tem praia, parecia que todo mundo ali era surfista com suas bermudas floridas e suas pranchas em cimas dos carros.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

O grupo se uniu para uma única apresentação: em uma das greves da universidade, no início de 1985, iria acontecer um sarau onde os alunos poderiam apresentar seus talentos artísticos. Humberto Gessinger, Marcelo Pitz, Carlos Stein e Carlos Maltz se uniram para apresentarem algumas covers e músicas divertidas para animarem a plateia. De início, não era nada muito sério. Os músicos se uniram para durarem apenas uma apresentação, mas receberam convites para tocar em outros lugares e a banda seguiu. Stein deixou o grupo e seguiram como um power trio.
Gessinger sempre fora tímido, mas sempre amou música. Justamente por isso, ele tinha letras de canções guardadas em seus cadernos, mas não se atrevia a mostrar para ninguém. Quando a banda decidiu que seguiria em frente (nem que fosse por um tempo), ele apresentou as letras para o restante do grupo e juntos começaram a trabalhar nas faixas.
Na banda nada foi planejado. Eles seguiam show após show. De repente, suas demos estavam aparecendo em rádios universitárias e suas músicas seguiam sendo pedidas pelo público. Algo inesperado, porém animador.
Como era caro trazer bandas do Rio de Janeiro e de São Paulo para fazer um festival no Sul, os organizadores deveriam, então, contar com bandas locais caso quisessem fazer um evento. Isso foi importante para que bandas regionais pudessem aparecer; dentre elas, os Engenheiros do Hawaii.
A verdade é que antes de serem contratados, a banda passou por apuros: tocaram em presídio, levaram calote, muita gente não acreditava no seu potencial: mas nada disso parou a banda que era para durar apenas uma noite e que conquistou o Brasil.
Bandas como Replicantes, Defalla e Engenheiros do Hawaii, entre outras, foram ganhando destaque e foram convidadas para fazer parte de uma coletânea chamada Rock Grande do Sul. A banda de Gessinger contribuiu com Sopa de Letrinhas e Segurança. Após grande repercussão da coletânea e da boa aceitação do público, os Engenheiros do Hawaii ganharam a oportunidade de lançar o primeiro álbum, Longe Demais das Capitais (1986).
Em um ano e meio, uma banda que iniciou para uma única apresentação, já estava lançando seu primeiro álbum. Quem fala melhor sobre essa história é Júlio Ettore em seu canal do Youtube, assista abaixo já!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
U2 disponibiliza novo single e videoclipe, "Street of Dreams"
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Corey Taylor explica uso de barris e tacos na percussão do Slipknot

7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
O hit dos Engenheiros do Hawaii que disputou primeiro lugar com "Faroeste Caboclo"
O trecho de hit do Engenheiros que banda faz homenagem às avessas a Humberto Gessinger


