Rolling Stones gravam música com letra em francês crioulo
Por João Renato Alves
Postado em 24 de abril de 2025
Os Rolling Stones anunciaram uma nova música, a primeira desde o álbum "Hackney Diamons", disponibilizado em 2023. A faixa pode surpreender os fãs: "Zydeco Sont Pas Sales" é uma canção com letra em francês crioulo, popularizada pelo pioneiro do zydeco, Clifton Chenier, de Opelousas, Louisiana.
Ela faz parte do disco "Tribute to the King of Zydeco", que será lançado em 27 de junho em comemoração ao centenário de Chenier. O acordeonista Steve Riley, também da Louisiana, acompanhou a banda na gravação. Outros músicos confirmados são Steve Earle, Jimmie Vaughan, Lucinda Williams, John Hiatt e Taj Mahal.
Rolling Stones - Mais Novidades

Ao Songlines, Mick Jagger declarou: "Clifton foi uma grande influência para mim. Nós o ouvimos pela primeira vez por volta de 1965, quando fomos aos Estados Unidos e compramos seus discos pelo selo Arhoolie. Conhecemos sua banda em Los Angeles, eu acho. Adoro o jeito como ele simplesmente pegava uma música de blues e a adaptava ao seu estilo."
De acordo com a Wikipedia, o francês crioulo, também conhecido como crioulo da Louisiana, "é uma língua crioula de origem francesa, falada por menos de 10.000 pessoas, principalmente no estado americano da Louisiana. Também conhecido como Kouri-Vini, é falado atualmente por pessoas que podem se identificar racialmente como brancas, negras, mestiças e nativas americanas, bem como por cajuns e crioulos. Devido à rápida redução do número de falantes, é considerada uma língua ameaçada de extinção."
A renda de "A Tribute to the King of Zydeco" beneficiará o projeto Bolsa Memorial Clifton Chenier na Universidade de Louisiana em Lafayette. A iniciativa financia estudantes musicais de baixa renda em busca de uma formação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
A música dos anos sessenta que ajudou a colocar a expressão "heavy metal" no vocabulário do rock

O cantor que Ian Anderson diz merecer respeito por ter o trabalho mais duro do rock
A melhor voz do pop de todos os tempos, segundo Keith Richards
Ronnie Wood fala sobre futuro dos Rolling Stones, Faces e show solo
Os 10 melhores riffs de Keith Richards, segundo a Far Out Magazine
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O país que proibiu os Rolling Stones por muitos anos por causa de Mick Jagger
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
Cinco clássicos do Rock que você provavelmente não aguenta mais ouvir
Red Hot Chili Peppers: Anthony Kiedis odiou abrir show para os Rolling Stones


