Bruce Dickinson explica o que fez Simon Dawson ser escolhido como substituto de Nicko McBrain
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de abril de 2025
O baterista Nicko McBrain se juntou à renomada banda de heavy metal Iron Maiden em 1982, substituindo Clive Burr. Ele foi peça fundamental no sucesso alcançado pelo grupo e participou da gravação de álbuns que se tornaram clássicos atemporais, como "Piece of Mind" (1983), "Powerslave" (1984), "Seventh Son of a Seventh Son" (1988) e "Fear of the Dark" (1992).
Em dezembro de 2024, após mais de 40 anos de turnês, Nicko anunciou sua despedida dos palcos. Seus últimos shows como baterista do Iron Maiden, que encerraram a "The Future Past Tour", foram realizados em São Paulo.

A difícil missão de substituir Nicko McBrain nas apresentações ao vivo será assumida por Simon Dawson, integrante do British Lion — projeto liderado por Steve Harris, fundador do Iron Maiden. E ele não foi escolhido apenas pela proximidade com o "patrão", segundo Bruce Dickinson.
O vocalista do Iron Maiden recentemente participou do MI Conversation Series, promovido pelo Musicians Institute. Durante o evento, realizado em Hollywood, o frontman explicou (via Blabbermouth) por quais razões Simon ocupará a vaga deixada por Nicko:
"Havia outros bateristas que as pessoas achavam que estavam no páreo. E uma das razões pelas quais não escolhemos esses outros bateristas foi porque, embora fossem bateristas muito bons - nada de errado com a bateria deles -, todos queriam soar como o Nick. E você não pode substituir o Nicko. Você não deveria nem tentar substituí-lo. Você não quer um clone do Nicko. Você quer um baterista que toque o material, mas que tenha seu próprio estilo. E, para ser sincero, se eu fechasse os olhos em alguns momentos durante o ensaio, era como se o Clive Burr [falecido baterista do Maiden] estivesse de volta à banda."
Simon fará sua estreia pelo Iron Maiden na "Run for Your Lives", que celebra os 50 anos da banda. A turnê tem início programado para o próximo dia 27 de maio. Para mais detalhes, acesse a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
Iron Maiden anuncia turnê mundial que comemora os seus 50 anos de existência
Gary Holt diz que Rock and Roll Hall of Fame é uma porcaria
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Estúdio onde Iron Maiden gravou seus primeiros discos ameaçado de demolição
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Postagem publicada no Instagram do Iron Maiden conta a história da banda
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A única música do Iron Maiden com créditos de compositor a Nicko McBrain
A única música do Iron Maiden que todos integrantes escreveram juntos


