Saxon foi um dos pioneiros do thrash metal, na opinião de Biff Byford
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de abril de 2025
Um dos subgêneros mais duradouros do metal é o thrash, caracterizado por guitarras agressivas, batidas velozes e letras de protesto. Surgido nos anos 1980, o estilo consagrou bandas lendárias como Metallica, Megadeth, Slayer, Anthrax, Kreator, Destruction, Overkill, Testament e Exodus.
Saxon - Mais Novidades
O thrash metal foi um dos assuntos abordados durante recente entrevista que Biff Byford, vocalista do Saxon, concedeu à revista Metal Hammer. Ao ser questionado sobre o que acha do estilo em questão, o frontman afirmou que sua banda foi uma das pioneiras do gênero que une velocidade e agressividade.
"Acho que nós mesmos e o Motörhead ajudamos a começar, não é? Aquele estilo de tocar rápido e furioso, com letras agressivas e uma atitude de 'que se dane todo mundo'. A gente gostava de thrash, aquilo nos empolgava. Estávamos um pouco cansados das músicas lentas e melódicas que algumas bandas faziam naquela época. Acho que foi por isso que o Lemmy [Kilmister, baixista/vocalista do Motörhead] gostou da gente e nos levou em turnê em 1979 – não éramos como as bandas de sempre, estávamos ultrapassando os limites um pouco."
Na sequência, Biff falou sobre Lemmy. Aparentemente, ele tinha uma boa relação com o eterno líder do Motörhead.
"Nós nos encontramos várias vezes, e eu e o Lem passamos muito tempo juntos conversando sobre coisas – coisas particulares, na verdade, que você não contaria para mais ninguém. Ele tinha uma mente ágil. Tocamos no Newcastle City Hall, devia ter umas 800 pessoas do lado de fora quando chegamos. Ele estava descendo do ônibus e alguém gritou: ‘Lemmy, você é Deus!’. E o Lemmy disse: ‘Não, eu não sou. Deus é mais alto.’ Para mim, isso realmente resume o Lemmy!"
Biff e seus camaradas se apresentarão no Brasil dentro de algumas semanas. O Saxon é uma das atrações do Bangers Open Air, que será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, no Memorial da América Latina.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
O clássico do rock nacional inspirado em Duran Duran que tinha o refrão muito ruim
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu


Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A História da New Wave Of British Heavy Metal


