Soundgarden: uma banda com atitude
Por Helton Grunge
Postado em 06 de abril de 2025
Soundgarden é uma banda de verdade! Daquelas que chegam com atitude, sonoridade intensa, agressividade e sem medo de se expressar. Formada por Chris Cornell e Kim Thayil, a banda conta com boas melodias, ótimos riffs de guitarra e muita agressividade.
A banda é uma das mais antigas formadas na cena de Seattle, aparecendo na primeira coletânea que destacou algumas bandas da região que estavam começando a chamar a atenção.
Soundgarden - Mais Novidades
Trazendo sonoridade agressiva que misturava influências de Hard Rock dos anos 70 como Black Sabbath e Led Zeppelin com o Rock Alternativo, a banda soava bem diferente das demais que surgiram na região na mesma época.
Os primeiros trabalhos dos músicos surgiram no meio da década de 80. Os primeiros EP's foram Screaming Life e Fop. Já o primeiro álbum, lançado em 1988, foi o Ultramega Ok (1988). Os trabalhos contavam com bons riffs de guitarra, agressividade e intensidade, tudo em uma sonoridade bem crua e direta.
O segundo álbum da banda foi o Louder than Love (1989), apostando nos mesmos elementos e trazendo psicodelia também ao som.
O canal da Rockstage no Youtube fez um vídeo bem interessante falando sobre a carreira dessa grande banda. Confira abaixo já!
O Soundgarden sempre foi uma banda com atitude, sem medo de apresentar suas letras e seus riffs intensos. A preocupação da banda sempre foi passar uma boa mensagem junto de uma ótima sonoridade, independente se isso chegaria ou não ao mainstream.
Porém, a banda começou a conhecer o sucesso e o mainstream quando lançou seu terceiro álbum de estúdio, o Badmotorfinger (1991). Impulsionado pelas vendas de Nevermind (1991) do Nirvana, o mundo todo conhecia novas bandas da cena de Seattle. Mesmo que a sonoridade do Soundgarden fosse diferente, mais voltada para o Heavy Metal, a banda começou a ganhar destaque na mídia nessa época. A música que impulsionou isso foi Jesus Christ Pose, sendo seguida por Outshined e também Rusty Cage.
Mesmo com um número maior de vendas, o Soundgarden viu outras bandas da cena venderem muitas cópias com seus trabalhos. Mesmo não sendo algo que a banda almejava no início, os músicos decidiram criar um álbum que pudesse atingir mais o mainstream e conseguiram isso com o Superunknown (1994) que chegou com Black Hole Sun, o single mais famoso da carreira da banda. Além dessa faixa, o álbum ainda apresenta The Day I Tried to Live, Fell on Black Days e My Wave.
Além de apresentar melodias mais fáceis e bem elaboradas, o álbum também é mais introspectivo, falando sobre emoções e sentimentos, trazendo temas mais pessoais.
A banda começou a apresentar problemas internos nessa fase. Tudo indica que Cornell queria cada vez mais o mainstream, enquanto Thayil queria seguir com sua atitude e com sua sonoridade underground. Assim, a banda começou a apresentar conflitos. No meio dessa situação, entraram em estúdio para gravarem o último álbum antes de um longo hiato, o Down the Upside (1996). O disco é bem mais cadenciado, apostando em menos peso e mais melodia que os anteriores.
Depois de um longo hiato e outros projetos (como o Chris Cornell no Audioslave, por exemplo), a banda retornou às atividades com o King Animal (2012). A banda seguia fazendo shows e saindo em turnê até 2017 quando o vocalista Chris Cornell foi encontrado morto após um show.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde


O que tornava o Soundgarden especial, segundo o baixista; "não éramos grandes músicos"
O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
Chris Cornell e o fantástico álbum do Pink Floyd que mexeu profundamente com ele
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"


