Como a banda de Marko Hietala ajudou o Metallica nos anos 80 e isso mudou sua vida
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de maio de 2025
Embora conhecido mundialmente pelo seu trabalho no Nightwish, banda da qual participou por duas décadas, a carreira do finlandês Marko Hietala começou no início dos anos 80 com o Tarot. Em um bate-papo com Madison Collier, da revista Metal Hammer, ele relembrou seu passado e contou como o Metallica o impactou.


"Um dia, este festival finlandês entrou em contato comigo e com os caras do Tarot, pois tínhamos um monte de caixas Marshall que eles queriam alugar. Eles iam receber o Metallica e, claro, a banda queria uma parede de Marshalls!", relembrou.
Os músicos do Tarot foram ao festival, porém o responsável pelo som não estava à altura do trabalho, e, nas palavras de Marko, o resultado foi "uma merd*". Apesar disso, as harmonias da guitarra chamaram sua atenção, assim como a reação do público. "Eu pensei: 'Deve ter algo aqui, mas simplesmente não consigo dizer com esse som (ruim)!' Então, na semana seguinte, fui a uma loja de discos e ouvi a amostra do vinil – era possível fazer isso naquela época! Depois, fui ao banco, saquei o todo o meu dinheiro e comprei o 'Master Of Puppets'. Eu ouvi sete vezes seguidas e pensei: 'Caramba! Essa porr* é pesada!' Mas principalmente 'The Thing That Should Not Be', essa me marcou. Era pesada demais, como, bem, você sabe!", concluiu.

Marko Hietala retornará ao Brasil, acompanhado de Tarja Turunen, para uma série de shows no mês de maio, passando por Curitiba (18), Belo Horizonte (20), Porto Alegre (22) e São Paulo (24).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps